Arte – Teatro: Proposições para o Ensino Médio
A Editora do Brasil planejou esta obra com o objetivo de que seja parte do processo de formação continuada aos docentes que utilizam as técnicas teatrais e dramatúrgicas em suas aulas, e auxiliá-los no planejamento das propostas pedagógicas do Novo Ensino Médio, integrando de forma dinâmica e orgânica os saberes e suas particularidades às vivências de cada profissional.
O professor se coloca à disposição da escuta e valoriza a interação com seus estudantes, em dinâmicas que atendem tanto aos professores envolvidos diretamente com o Teatro, como com os que não tem experiência com a linguagem cênica, mas que buscam ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de atitudes voltadas à experimentação, pesquisa e escuta, com a linguagem das artes cênicas aplicadas de forma expandida.
Na produção contemporânea, são muitos os espaços de cena, além do tradicional palco; as dramaturgias são plurais e os processos de criação podem originar experimentações potentes e reflexão crítica. É possível relacionar a ideia palco-plateia à de professor-estudante, utilizando a linguagem teatral, os espaços de cena e a relação entre atores e público: o professor é visto como o ator que se comunica e interage intencionalmente com o público. Ao dividir a cena com os estudantes, o protagonismo é valorizado e, para isso, esta obra se vale de um caráter dinâmico, com diversas abordagens que atendem a múltiplas necessidades do professor.
As dimensões da Arte propostas pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC – criação, crítica, fruição, estesia, expressão e reflexão – tangenciam a verve teórico-prática da obra, as ressignificando em uma ferramenta efetiva para a construção e desconstrução de processos, possibilitando criações coletivas, experimentos e diferentes formas.
*Obra disponível apenas no formato digital (e-book).*
Segmento(s): Formação de Professores Disciplina: Formação de Professores Ano : Formação de Professores Edição: 2ª Edição/2022 ISBN: Páginas: Formato: