Formação de Professores >  Obra > Novas práticas para o Ensino Médio – Gestão

Novas práticas para o Ensino Médio – Gestão

Com o objetivo de apoiar as equipes gestoras no processo de implementação do Novo Ensino Médio, cujo objetivo é efetivar um modelo curricular que vá ao encontro das demandas das diferentes culturas da juventude brasileira e dê aos estudantes oportunidade de exercer protagonismo em seus percursos de aprendizagens, sob a perspectiva da educação integral, a Editora do Brasil apresenta aos gestores escolares este conteúdo de formação continuada, que propicia a todos os membros da equipe gestora melhores meios de atuação no cotidiano único, complexo e desafiador que é o da escola.

Os gestores escolares têm a importante missão de liderar a comunidade escolar para a adaptação ao novo currículo do Ensino Médio – uma tarefa complexa para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes. Por isso, a mobilização e o engajamento da equipe escolar e da comunidade são muito importantes para essa ação. Como responsáveis legais, judiciais e pedagógicos da escola, os gestores precisam garantir seu bom funcionamento com base em uma gestão participativa, potencializando a gestão democrática, traçando um plano de trabalho coletivo, exercitando a escuta sensível de todas as demandas, possibilitando ambientes de muito diálogo, decidindo em conjunto e exercendo sua função de
maneira ética.

Nesse sentido, as propostas elencadas neste livro foram desenvolvidas para orientar os gestores escolares em relação a todas as experiências a serem vivenciadas, com informações importantes para o processo de implementação do novo currículo do Ensino Médio, todas longamente pensadas e planejadas para auxiliá-los em sua atuação:
• Conhecer seu papel como gestor;
• Identificar os próprios interesses dentro e fora da escola;
• Reconhecer as próprias forças e as forças do coletivo no qual a escola está inserida;
• Identificar caminhos e estratégias para superar dificuldades e realizar conquistas;
• Agir com empatia;
• Desenvolver projetos interdisciplinares com sua equipe;
• Refletir sobre sua prática escolar e dividi-las com seus pares;
• Identificar situações de vulnerabilidade dos estudantes;
• Colaborar com redes de proteção social;
• Estabelecer uma relação de cooperação com as famílias dos estudantes.

Autor(es): Francisca Paris, Claudio Paris, Jacob dos Santos Biziak
Segmento(s): Formação de Professores
Disciplina: Formação de Professores
Ano : Formação de Professores
Edição: 2ª Edição/2022
ISBN:
Páginas:
Formato:

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.