5 atividades de conscientização do autismo

6 de abril de 2023


Em abril é comemorada a conscientização do autismo, ou do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é caracterizado como uma neurodiversidade, sendo possível identificá-lo ainda na infância devido a comportamentos repetitivos e dificuldades na interação social e comunicação.

De acordo com dados divulgados pelo Censo Escolar 2021, cerca de “294.394 estudantes com autismo cursaram os Ensinos Infantil, Fundamental ou Médio das redes pública e privada” no mesmo ano.

Com isso, trouxemos algumas atividades de conscientização do autismo para serem trabalhadas em sala de aula, de modo a desenvolver uma educação mais inclusiva para esses estudantes que possuem necessidades, facilidades e dificuldades únicas.

Inserindo a conscientização do autismo nas aulas

A sala de aula pode ser um ambiente desafiador para jovens e crianças com autismo, mas existem algumas formas de deixá-la mais acolhedora, com atividades, brincadeiras e muita informação!

1. Contato e diálogo como meio de inclusão

Dificuldades na comunicação e na interação social são algumas das características do TEA. Ao trabalhar com uma sala de aula diversa e inclusiva, é possível desenvolver essas habilidades dia após dia mediante o contato com os colegas de classe.

Entre uma prática e outra, é fundamental que o professor esteja atento às respostas do estudante e converse com ele sobre quais obstáculos encontrou pelo caminho ou o que achou mais divertido de aprender.

2. Conforto e segurança

Proporcionar um ambiente confortável e seguro abrange não somente pensar na estrutura das salas, mas também na formação de docentes.

Os estudantes podem perder a concentração caso estejam incomodados com a luz, a mesa e os assentos. Uma solução para esse problema é a disponibilização de carteiras acolchoadas por parte da instituição, assim como a possibilidade de regular a luminosidade do espaço.

Para além do conforto, manter o time de docentes sempre informado e atualizado sobre a aplicação de diversos métodos de aprendizagem ou a adaptação de atividades pode favorecer a sensação de segurança do estudante. Esses professores ainda estarão prontos para conscientizar os demais alunos sobre o autismo e como eles mesmos são aliados na

jornada de estudos dos colegas, transformando as aulas em momentos passíveis de erros, acertos e cooperação.

3. Linguagem clara e objetiva

É importante que os conteúdos sejam ensinados de maneira clara e objetiva, sempre se valendo de diferentes exemplos para explicar um mesmo assunto. É possível usar músicas, desenhos, vídeos, jogos e leituras adicionais aos livros didáticos.

O emprego do sentido figurado é o menos recomendado, já que pode causar a incompreensão da matéria e dificultar a absorção do conhecimento.

4. Jogos em sala

O uso de jogos em sala de aula, além de ser divertido, facilita a aprendizagem e estimula a criatividade. Contudo, é necessário estar atento às limitações de cada estudante, como barulhos e hipersensibilidade a cores ou à luz, por exemplo.

Outro ponto que pode impactar a atenção nesses casos é o tempo das atividades: o mais indicado é a escolha por exercícios de curta e média duração.

5. Conscientização do autismo e informação

E, para finalizar a nossa lista, conteúdos sobre a conscientização do autismo devem ser abordados! Pode-se trabalhar o tema em sala por meio do diálogo, da pesquisa e da arte. Aqui, os educadores podem abrir a aula explicando sobre o TEA e estimular os jovens a fazerem perguntas e refletirem sobre o assunto, para que toda a sala encontre as respostas em conjunto.

Usar filmes, trechos de séries e obras de literatura que abordam o assunto, assim como materiais que tratam do respeito às diferenças, possibilitará o entendimento por parte dos estudantes.

Dois exemplos a serem explorados em sala são o livro “O rei de Amaurotum”, que conta a história do menino Lucas e sua mãe Anabel, fazendo um paralelo com duas visões sobre o Transtorno do Espectro Autista, e “O dedão do pé do Gigante”, uma narrativa sobre respeito, justiça e diferença.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.