19 de junho de 2025
Amizade na Educação Infantil: despedidas que ensinam a sentir e a cuidar
Ninguém gosta de dar tchau. Nem adulto. Muito menos criança. Mas por que sentimos esse nó na garganta, mesmo quando a despedida é pequena? E o que isso nos ensina sobre vínculo, presença e escuta? Em um mundo acelerado, onde o fim da aula é só mais uma correria no relógio, ensinar uma criança a [...]
Ler mais >
16 de junho de 2025
Ensino integrado: conhecimento construído entre aluno e professor
Entenda como a experiência de sala de aula pode ser mais enriquecedora a partir da autonomia e da imersão coletiva. Por Maria Helena Webster, Auber Bettinelli, Camila Bomfim, Dafne Michellepis e Stella Ramos. O modelo pedagógico de ensino que conhecemos sofreu diversas mudanças ao longo dos anos. Atualmente, a vivência em sala de aula busca [...]
Ler mais >
12 de junho de 2025
Como criar um planejamento de aulas alinhado à sua turma?
Você já terminou uma aula com aquela sensação desconfortável de que algo não encaixou, o tempo escapou, o conteúdo não foi bem absorvido, a turma dispersou mais do que o esperado? Pois é. O planejamento de aulas não é uma formalidade burocrática: é um instrumento vivo, estratégico e profundamente vinculado ao seu olhar pedagógico. E, [...]
Ler mais >
5 de junho de 2025
5 atividades de Português para ensinar de forma divertida (e com sentido)
“Ensinar com diversão” pode soar, para alguns, como uma promessa vazia ou uma tentativa de suavizar conteúdos que, na prática, são complexos e exigentes. Você, professor(a), sabe bem disso: o ensino da língua portuguesa exige sistematização, reflexão crítica e aprofundamento. Mas também sabe, ou talvez pressinta, que se não acolhermos o elemento lúdico, corremos o [...]
Ler mais >
30 de maio de 2025
Aprendizagem por Pares: metodologia ativa para projetos de pesquisa
Modelo de aprendizagem em duplas permite mais debates, reflexões e estimula o pensamento crítico Por Camila Garcia Kieling A transição do modelo tradicional de ensino para práticas mais investigativas é um desafio para professores e instituições de ensino. Nesse contexto, a metodologia de Aprendizagem por Pares (AP) surge como uma alternativa eficaz para promover o [...]
Ler mais >
29 de maio de 2025
Figuras Históricas do Brasil: quem foi Niède Guidon e como ensiná-la em sala de aula?
Niède Guidon. Só esse nome já levanta debates, entusiasmos e até algumas controvérsias. Mas também acende uma oportunidade rara: mostrar aos estudantes que ciência se faz com coragem, imaginação e, às vezes, enfrentando o mundo. Poucos personagens representam tão bem a interseção entre descobertas científicas, preservação ambiental e transformação social no Brasil. Neste primeiro texto [...]
Ler mais >