5 ideias de atividades recreativas em época de provas

1 de dezembro de 2023


Os últimos dias do ano já estão batendo na porta e a época de provas e recuperação pode ser cansativa. Por isso, separamos cinco atividades recreativas para criar momentos de descontração e lazer entre os estudantes.

Atividades para descontrair

Com a rotina de estudos intensa e as provas constantes, são raros os momentos de descontração em sala de aula. Além disso, depois das últimas provas do semestre e durante a fase de recuperação, os estudantes podem acabar desanimados e preocupados com suas notas.

Um modo de amenizar esses momentos mais tensos do ano é com o uso de atividades recreativas que auxiliam o educador a construir um ambiente agradável e motivador.

Filmes, documentários e seriados

Os filmes, documentários e seriados são uma das principais atividades recreativas que podem ensinar, levar a reflexão e promover o descanso para os estudantes.

Ao separar os filmes, selecione produções audiovisuais que consideram algo trabalhado durante o ano letivo ou que tenha relação aos assuntos do momento – como as mudanças climáticas, as redes sociais e o avanço da Inteligência Artificial:

  • Geografia: “Wall-e” (2018) e “Belo Monte, anúncio de uma guerra” (2012);
  • Português e Literatura: “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), “O Auto da Compadecida” (2000) e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (2001);
  • Matemática, Física e Química: “Estrelas Além do Tempo” (2016), “O Jogo da Imitação” (2014), “Jobs” (2013) e Trilogia “Matrix”;
  • História: “O Diário de Anne Frank” (2016), “Getúlio” (2014) e “O Menino do Pijama Listrado” (2008);
  • Biologia: “Procurando o Nemo” (2003), “A Marcha dos Pinguins” (2005) e “Oceanos de Plástico” (2015);
  • Filosofia e Sociologia: “O mundo de Sofia” (1999), “Ensaio sobre a cegueira” (2008) e “Carandiru: O Filme” (2003);
  • Artes: “Rafael – O Príncipe Das Artes” (2017), “Abstract” (2019) e “Laerte-se” (2017);
  • Educação Física: “Invictus” (2009), “Raça” (2016) e “42 – A História de uma Lenda” (2013);
  • Línguas: “Roma” (2018), “Aquarius” (2016) e “Perdi Meu Corpo” (2016).

RPG – Role-playing Game

Os jogos de RPG, do inglês role-playing game e traduzido como “jogos de interpretação de personagens”, é como um teatro, com um roteiro de ações e falas. O RPG possibilita a conscientização espacial e o desenvolvimento da liderança, do trabalho em equipe, do raciocínio lógico e da memorização.

O melhor é que essa atividade não requer o uso de nenhuma tecnologia, favorecendo a distanciação dos fatores que mais tiram a atenção dos estudantes para estar em contato com os colegas de classe.

Como esses jogos necessitam de um enredo estruturado, separe duas ou três aulas para explicar como funcionará a dinâmica da atividade (sistema de pontos, quantidade de personagens e tempo médio de jogo, por exemplo).

Além disso, permita que os jovens auxiliem na construção dos personagens, já que, para o RPG pedagógico surtir efeito, eles precisam estar ativos durante toda a história.

Fonte: Envato

Músicas

Rita Lee, Cássia Eller, Cazuza, Elis Regina, Raul Seixas, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Renato Russo. Esses e tantos outros nomes da música brasileira têm muito a nos ensinar sobre a língua portuguesa e a história do Brasil.

Suas letras dão uma aula de gramática, interpretação de texto, figuras de linguagem, temas da contemporaneidade, da época do Regine Militar no Brasil e seus efeitos na sociedade.

Videogames

Segundo pesquisas internacionais, os videogames podem auxiliar no estímulo da inteligência de crianças ao entender como é a relação dos jovens com as tecnologias.

Alguns jogos podem se tornar a atividade recreativa perfeita para reforçar alguns temas trabalhados em sala de aula durante o semestre ou ano letivo:

  • Perguntados: um dos aplicativos sobre curiosidades mais jogado e conhecido em todo o mundo. Também é possível encontrá-lo na plataforma de streaming Netflix;
  • Assassin’s Creed: o jogo explora momentos importantes da história, como a Terceira Cruzada, a Revolução Francesa e o Renascimento. Com o sucesso dessa série de videogame foram criados livros e filmes;
  • Oxygen Not Included: o jogo perfeito para entender sobre química e física! A trama simula a sobrevivência dos personagens em ambientes sem atmosfera respirável, proporcionando a criação de novas tecnologias e o cultivo de alimentos.

Roda de conversa

As rodas de conversa também podem proporcionar um momento de descontração para os estudantes. Pense em temas em comum entre eles e mantenha a comunicação aberta para comentarem sobre uma série, filme, jogo, anime ou livro que tem feito parte do dia a dia deles.

Esse é um momento importante para deixar que eles falem e se sintam protagonistas em sala de aula, uma ótima atividade para se tornar recorrente no próximo ano letivo!

 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.