Coleção Tangará
A Coleção Tangará apresenta recursos e instrumentos para orientar o professor a desenvolver uma prática pedagógica participativa e investigativa na Educação Infantil.
Mais do que determinar propostas, a Coleção sugere estratégias e possibilidades de ações pedagógicas, caminhos de pesquisa e aprendizagem que se compõem com o contexto, abrindo-se para a autoria do professor.
Tangará oferece um repertório de percursos investigativos intercambiáveis para que o professor, a partir da leitura dos interesses e necessidades das crianças, bem como da cultura escolar, possa compor as próprias sequências de propostas e os territórios significativos de aprendizagem. Estes processos estão apoiados sobre uma concepção de que a criança aprende e se desenvolve de forma holística, por meio de experiências que integram múltiplas linguagens e constroem competências.
Desse modo, o material oferece atividades que dialogam com diferentes campos de experiências que, ao longo do percurso investigativo, vão se aprofundando e diversificando, a partir da escuta e da intenção pedagógica do docente. Com isso, a autoria do professor une-se ao protagonismo da criança.
A participação da família nas propostas da Coleção Tangará é também valorizada. As aprendizagens só acontecem de forma significativa quando se inserem na rede de relações família-escola-comunidade.
Em uma grande ciranda de interações, a coleção Tangará visa promover aprendizagens e conhecimentos que partem do interesse das crianças e das ações do professor, que ao utilizar o material, cria situações singulares e significativas para o seu grupo.
A coleção Tangará apresenta recursos e instrumentos que orientam o professor no desenvolvimento de uma prática pedagógica participativa e investigativa na Educação Infantil.
Mais do que determinar propostas, a Coleção sugere estratégias e ações pedagógicas, caminhos de pesquisa e aprendizagem integrados ao contexto, possibilitando a autoria do professor.
A obra está apoiada em três grandes unidades temáticas para cada faixa etária (4 a 5 anos e 5 a 6 anos):
- Natureza e Investigação;
- Arte, construções e invenções;
- Cultura, histórias e movimentos da imaginação.
Cada unidade, por sua vez, organiza-se em Campos de Investigação com Temas disparadores para instigar a curiosidade e os interesses das crianças.
Todas as atividades da Coleção fundamentam-se no entendimento de que a Educação voltada à criança pequena deve considerar suas capacidades e seus saberes, para então construir novos conhecimentos a partir de experiências significativas.
Desse modo, a concepção da coleção Tangará dialoga com a organização dos cinco campos de experiências proposta pela BNCC, compreendendo a experiência infantil como uma experiência holística que envolve múltiplas linguagens, e visa contemplar ao longo do percurso variadas aberturas para que cada professor e cada criança crie e construa seu caminho singularmente.
Atividades da coleção Tangará:
- Atividades disparadoras: rodas de conversa, brincadeiras, apreciação de imagens (pranchas do Acervo de Imagens), histórias, provocações no Bloco de Atividades.
- Atividades do Bloco – sala: propostas de atividades para provocar, ampliar e sistematizar as pesquisas e descobertas.
- Atividades do Bloco – casa: propostas de atividades para envolver as famílias nos conteúdos abordados na escola e trabalhar a autonomia da criança na investigação.
- Roda de conversa: discussões, planejamentos e construção de conhecimentos a partir das hipóteses das crianças, elaboração de registros em cartazes (listagens, tabelas e gráficos simples).
- Atividades de observação, consulta em fontes de pesquisa, registro e procedimentos de investigação científica.
- Brincadeiras: tradicionais e organização de cenários para o faz de conta.
- Roda de leitura: leitura de histórias, parlendas, cantigas, poesias e poemas.
- Atividades de expressão e criação: investigação, experimentação e criação individual e coletiva em artes visuais (desenho, pintura, modelagem, colagem, instalação e fotografia), música (ritmos), dança (gestos, movimentos e espaço) e jogo dramático (faz de conta) ® ESTESIA.
- Atividades de reflexão e crítica (em Arte) – de exposição e apreciação de imagens, reproduções de obras de arte, produções das próprias crianças e trabalhos científicos ® FRUIÇÃO.
- Caderno do Professor: traz orientações e sugestões para que o professor use o material, instigue e acompanhe as crianças nos percursos investigativos. Em cada atividade, o professor encontra orientações sobre o ambiente e os materiais necessários, possibilidades de intervenção e mediação, notas informativas e desdobramentos para ampliar e aprofundar as experiências das crianças.
- Acervo de Imagens: pranchas com imagens de obras de arte, fotografias, textos literários e informações, especialmente selecionados para instigar a conversa e disparar o interesse das crianças no âmbito dos temas propostos. As pranchas podem integrar-se à documentação pedagógica, como recurso de pesquisa e memória das experiências vividas pelas crianças.
- Repertório de Rotina: são pranchas de calendário, do clima e do estado emocional – instrumentos que enriquecerão as listas de palavras estáveis e servirão como referência para as crianças se organizarem nos diversos tempos (da rotina, das atividades, do ano letivo, dos acontecimentos da vida e das experiências de pesquisa). As pranchas do Repertório de Rotina complementam a série de propostas do verso de cada folha do Bloco de Atividades (aluno), desafiando a criança a pensar sobre o momento do dia, o dia da semana e o mês do ano em que ela se encontra, o clima que está fazendo lá fora e o seu estado de humor.
- Pasta para organização do material.
- Bloco de Atividades: no tamanho A3 (29.7 x 42 cm) e em papel resistente, é composto por atividades provocativas e lúdicas que sistematizam e aprofundam as aprendizagens construídas com o grupo. Favorecem experiências de expressão nas diferentes linguagens, a construção de hipóteses, a resolução de problemas e a elaboração de novos questionamentos.
- Portfólios de Pesquisa: um instrumento de documentação pedagógica para valorizar os registros da criança e a compreensão dos percursos investigativos.
- Pasta para arquivamento das atividades na sequência adotada pelo professor, permitindo o acompanhamento dos percursos de aprendizagem por parte das crianças, das famílias e da equipe pedagógica.