5 livros que ajudam a levar a discussão antibullying para salas de aula
29 de abril de 2019
Por Agência Bowie – Editora do Brasil
Falar sobre bullying na escola pode ser complicado, já que ainda há bastante controvérsia sobre o assunto. Por um lado, há uma corrente antibullying cada vez maior entre pais e educadores que querem conscientizar sobre os perigos dessas ações, por outro, sempre tem alguém para dizer que isso sempre existiu e que “na sua época” não fazia tão mal assim ter “apelidos” na infância e adolescência.
Apesar das opiniões distintas sobre o bullying, é essencial continuar a discuti-lo. É importante frisar que cada indivíduo tem uma história, pontos fracos e fortes, e o que muitas vezes não magoa e atrapalha uma criança ou adolescente, pode trazer sérios riscos ao desenvolvimento de outros.
Perigos do bullying e formas de evitá-lo
Os perigos físicos e psicológicos do bullying na escola são muitos. Inclusive, esses perigos não estão restritos ao tempo em que acontecem, já que também podem permanecer ao longo de toda a vida adulta. Muitas crianças que sofrem assédio escolar apresentam transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), ansiedade generalizada, além de tendência à depressão. Mas como evitar que esses casos continuem se repetindo?
Um dos métodos mais utilizados atualmente no ambiente escolar é a literatura. Muitos autores têm produzido livros sobre o assunto, buscando alcançar alunos, pais e professores, envolvendo todos nessa temática. Para os pais é uma forma de estarem mais aptos a notar os sinais quando o filho estiver sofrendo ou praticando bullying na escola. Os livros também podem auxiliar os profissionais da educação a reconhecerem os alunos que são alvos de bullying, além de trabalhar o acolhimento e a ajuda mútua na sala de aula. A leitura também pode colocar aquele que pratica o bullying na escola diretamente em contato com a dor que ele pode causar ao outro, ajudando a desenvolver a empatia.
Leituras que podem fazer a diferença
O catálogo da Editora do Brasil conta com vários livros sobre bullying que podem auxiliar os educadores na missão de conscientização. As obras abordam diferentes motivos que podem levar uma criança ou adolescente a sofrer esse tipo de assédio na escola. Confira abaixo alguns destaques:
Em “Bruna, a tagarela”, de Mailza de Fátima Barbosa, uma menina comunicativa acaba sendo apelidada pelos colegas de tagarela, o que a deixa em choque e faz com que a mesma passe a repensar suas atitudes e sua forma de se expressar e se relacionar com os demais.
Já em “Eu no espelho”, de Regina Rennó e Célia Rennó, a adolescente Sara tem problemas de autoestima e, para piorar, sofre constantemente com comentários maldosos de dois colegas da escola. Um dia a situação se agrava, fazendo com que a jovem precise tomar uma atitude séria.
Enquanto isso, em “Palavras que voam”, de Cassiana Pizaia, Rima Awada e Rosi Vilas Boas, uma outra jovem chamada Bruna chega em uma nova escola, ficando rapidamente conhecida, não por qualquer coisa que tenha feito, mas pela aparência do seu cabelo. Ela passa a ser chamada de esquisita e sofre com os comentários maldosos publicados na internet. Nessa obra, as autoras abordam o cyberbullying, um tipo de assédio cada vez mais comum nos dias de hoje.
Na obra “Jogo duro”, de Eliana Martins, é relatada a trajetória de Nildo: um estudioso jovem que mora em um condomínio no qual o pai é zelador. Mas, ao se tornar alvo constante das provocações dos colegas de escola, ele vê suas notas baixarem, repete o sexto ano e tem seu sonho de tornar-se agrônomo ameaçado.
E o livro “Bateria 100% carregada”, de Severino Rodrigues, conta a história de Danilo e Ariadne. Ele, “garoto problema”, mas que na verdade tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Ela, menina estudiosa que adora português e resolve postar vídeos na internet para falar das suas leituras e acaba se deparando com comentários violentos e racistas. Ambos, precisam de muita garra para enfrentar as dificuldades que os cercam.