7 apps para professores que você deveria testar
31 de maio de 2019
Por Agência Bowie – Editora do Brasil
Quem é professor sabe que o dia a dia de um educador é bastante agitado e com pouco tempo livre para se atualizar e qualificar. Entre uma aula e uma correção de prova, por que não utilizar a tecnologia a favor do aprendizado? De olho nisso, há diversos aplicativos de educação, disponíveis para sistemas iOS e Android, que ajudam os professores a montarem aulas, criarem atividades lúdicas, atualizarem os conhecimentos, gerenciarem turmas e manterem o contato mais próximo com os pais. E o melhor: são gratuitos! Selecionamos sete apps para professores que você deve testar.
1 – TED: O aplicativo dá acesso à milhares de palestras inspiradoras do TEDTalks. Organizado por assuntos, todos os vídeos possuem legenda em mais de 100 idiomas, tornando o conteúdo acessível para todos. Este app pode ser bastante útil para o aprimoramento do professor em diversas áreas como Sociologia, História, Ciência Política e Inteligência Emocional.
2 – ClipEscola: Este aplicativo de educação é bastante interessante já que engloba toda a comunicação escolar, incluindo os professores, a escola e os pais. Por meio do app, que também tem versão web, é possível agendar eventos escolares, sincronizando com a agenda do celular dos responsáveis; receber autorização para passeios; cadastrar as atividades de classe; criar grupos de pais, entre outras funcionalidades. Por meio do ClipEscola, os tradicionais recados na agenda do aluno podem ser enviados pelo aplicativo aos responsáveis, que podem responder à mensagem diretamente ao docente. Além disso, é possível a comunicação com a secretaria e o departamento financeiro da escola.
3 – TeacherKit: Há três versões, uma para docentes, uma para os pais e outra para alunos. No app para professores, é possível montar a grade de aulas com os horários e anotações sobre cada turma. O aplicativo funciona como uma agenda digital para ajudar o professor a se organizar e não perder nenhum prazo ou horário.
4 – Pocket: Outro app para professores é o Pocket, oferecido pela Read It Later. Nele, o professor poderá guardar em um só lugar todo o material e informações úteis para as aulas. Ou seja, é possível colocar vídeos, áudios, textos e outros formatos de conteúdo no app e compartilhar com os alunos em sala de aula. Outra vantagem é que o aplicativo funciona mesmo sem internet.
5 – Guten News: Dentre os apps para professores de Língua Portuguesa, o Guten News se destaca. Este aplicativo é uma plataforma digital que desenvolve o hábito da leitura em crianças e jovens. Aqui, os alunos resolvem quizzes e jogos selecionados pelos educadores. Além disso, todos os textos da plataforma, matéria-prima para as atividades, são no estilo jornalístico e adaptados para o público infantojuvenil, separados por editorias: Mundo, Brasil, Bem-estar, Ciência e tecnologia, Cultura e comportamento. Assim, ao escolher um tema de leitura, o professor tem a liberdade de desenvolver diversos projetos interdisciplinares além da Língua Portuguesa e a leitura.
6 – Google Classroom: Por meio de outros recursos do Google, como o Gmail, o Drive e o Docs, o aplicativo de educação permite gerenciar as atividades escolares, como distribuir tarefas e atividades para a turma, acompanhar o andamento dos trabalhos e tirar dúvidas dos alunos. É possível cadastrar planos de aula e dividi-los por disciplinas e classes. O app para professores e alunos é gratuito e está disponível em mais de 40 idiomas.
7 – Math Formulas: Este app para professores é um excelente recurso para as aulas de Matemática. O aplicativo possui todas as fórmulas matemáticas de 16 áreas como Álgebra, Geometria, Trigonometria, Estatísticas, etc., e pode ser bem útil, evitando carregar livros e anotações em papel.