Valorização do professor: conheça a professora brasileira que ficou entre os 10 melhores do mundo

17 de abril de 2019


A professora Débora Garofalo fez história: chegou perto de levar para casa o prêmio Global Teacher Prize 2019, considerado o Nobel da Educação, que promove a valorização do professor e de iniciativas inovadoras de grande impacto social. Foi a primeira vez que uma brasileira e sul-americana esteve entre os dez melhores docentes do mundo, o que é motivo de orgulho para todas as mulheres e para a educação do nosso país. Débora, que dá aulas na rede municipal de ensino de São Paulo, em um bairro próximo a quatro comunidades de baixa renda, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, chamou atenção nacional e internacional com o projeto de robótica com sucata, transformando lixo em tecnologia.

Colunista de diversos sites e revistas de educação, a professora já ganhou vários prêmios pelo trabalho desenvolvido, que retirou mais de uma tonelada de lixo das ruas. “Recolhemos uma tonelada de materiais recicláveis das ruas, melhoramos a questão dos alagamentos na comunidade, o Ideb escolar passou de 4,2 para 5,2, além de reduzir a questão do trabalho infantil. Eu tinha 30 alunos nessa condição, e reduzimos a evasão em 93%”, afirma Garofalo em entrevista à Carta Capital.

O projeto

Formada em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp e Mestrado em Educação pela PUC–SP, Débora leciona Informática Educativa na Escola Municipal do Ensino Fundamental Almirante Ary Parreiras, desde 2013. Ela acredita que trabalhar a tecnologia é trabalhar o futuro, já que a programação, a robótica e a inteligência artificial já fazem parte do nosso dia a dia e a tendência é que isso cresça cada vez mais.

Na região que a escola fica localizada, na zona sul da cidade de São Paulo/SP, o problema do lixo descartado de forma irregular nos córregos, causava enchentes e outros problemas, como a dengue. De olho nisso, a professora liderou aulas públicas para a população sobre sustentabilidade e reciclagem. Junto com o seus alunos, começou a retirar os resíduos das ruas e levou-os para sala de aula. Assim, surgiu o projeto que estuda como aqueles materiais podem ser aplicados e transformados em robótica. Já passaram pelas aulas da Débora mais de dois mil alunos.

Educação transformadora e valorização do professor

No projeto, crianças de 6 a 14 anos têm a oportunidade de dar vida ao lixo, transformando-os em brinquedos e soluções criativas para as atividades cotidianas. Entre os destaques, estão um pequeno semáforo, uma máquina de refrigerante, robôs variados e jogos, que são apresentados em uma feira de tecnologia promovida pela escola.  “Um aluno criou uma casa sustentável. Uma réplica da casa dele, mas totalmente sustentável, com energia solar, usando o arduino [placas programáveis] para ligar e desligar [a luz] em horários para fazer economia de energia. A gente vê que nasce um pouco de tudo, inclusive soluções para o dia a dia (…).”, disse a professora em entrevista à EBC.

Por meio da aprendizagem criativa, o projeto contagiou os alunos: a adesão foi tão grande que as aulas que antes eram realizadas no laboratório, hoje ganharam o pátio da escola. Engana-se quem pensa que são necessários altos recursos para aplicar o projeto. Débora também se dedica a promover a formação de outros professores sobre o ensino de robótica com sucata, provando que é possível replicar a iniciativa. A docente acredita que o prêmio foi além de estar entre os dez melhores do mundo. Para ela, a lição de casa que fica é buscar cada vez mais a valorização do professor e promover a educação transformadora.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.