PNLD 2021: 5 perguntas e respostas sobre as mudanças no programa

6 de agosto de 2020


Desde sua aprovação, o Novo Ensino Médio trouxe muitas mudanças para todos os setores da educação do país. Como o PNLD 2021 definirá os livros que serão utilizados pelos jovens deste segmento pelos próximos quatro anos, ele foi um dos programas mais afetados pelas novidades.

Em resumo, as alterações partem da ampliação do tempo mínimo do estudante na escola; definição de uma nova organização curricular, mais flexível e versátil; oferta de diferentes possibilidades de escolha aos estudantes; e a implementação dos itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Mas, como esses eixos alteram o Programa Nacional do Livro e do Material Didático? Quais são as principais mudanças e como elas afetam os livros do PNLD?

Itinerários Formativos: 3ª edição da Arco43 em Revista

 

 

O que muda no PNLD 2021?

Para começar, a proposta para o PNLD 2021 está ancorada nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, portanto, as obras participantes do programa devem contemplá-las. Mas, o que isso significa na prática?

Daqui para frente, os livros didáticos deverão ser organizados por áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Essa organização já é aplicada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que deve facilitar o direcionamento e preparação dos estudantes.

PNLD 2021 é composto por cinco objetos, descritos abaixo:

  • Objeto 1 – Obras Didáticas de Projetos Integradores e de Projeto de Vida;
  • Objeto 2 – Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específicas;
  • Objeto 3 – Obras de Formação Continuada;
  • Objeto 4 – Recursos Digitais e
  • Objeto 5 – Obras Literárias.

Como será feita a implementação?

PNLD 2021 será realizado em duas fases, com a primeira implantada já em 2020 e as obras chegando às escolas em 2021. Cada fase tem seu objeto definido, na primeira serão os “Projetos Integradores” e o “Projeto de Vida”. Na fase dois, que deve acontecer a partir de 2022, os objetos serão as “Obras por Áreas do Conhecimento e Obras Didáticas Específicas”, “Obras de Formação Continuada”, “Recursos Digitais” e “Obras literárias”.

Para esse ano, as escolas vão escolher quatro livros de “Projetos Integradores”, que devem ser destinados um para cada área do conhecimento; e um livro de “Projeto de Vida”. Essas obras serão utilizadas durante um ciclo de quatro anos.

Projetos Integradores, afinal, o que são?

As obras do item “Projetos Integradores” têm como objetivo contemplar a integração das áreas do conhecimento e trazer uma aprendizagem mais significativa. Cada livro trará seis projetos, que independentemente da área do conhecimento, devem contemplar quatro temas integradores: “STEAM”, “Protagonismo Juvenil”, “Mídiaeducação” e “Mediação de conflitos”.

Cada um desses temas é responsável por trabalhar um grupo de Competências Gerais da BNCC, pré-definidas, por exemplo: os projetos em STEAM trarão aos alunos a oportunidade exercer a argumentação (competência 7), o conhecimento (competência 1) e o pensamento científico, crítico e criativo (competência 2).

Os outros dois projetos presentes nas obras serão de livre escolha editorial, podendo contemplar um dos temas integradores anteriores, sempre aliado ao exercício do grupo de competências ligado a eles, ou um tema novo, que obrigatoriamente apresente três competências gerais, sendo a argumentação (competência 7) uma delas.

Projeto de Vida, onde ele se encaixa?

Já o “Projeto de Vida”, no PNLD 2021, entram como livros planejados para trabalhar a formação pessoal dos jovens e suas perspectivas individuais e coletivas. Serão compostos por três módulos dentro de um volume único.

Cada módulo deve englobar, obrigatoriamente, o autoconhecimento (o encontro consigo); a expansão e exploração (o encontro com o outro e o mundo); e o planejamento (o encontro com o futuro e o nós). A ideia é aprimorar no estudante sua forma de olhar e lidar com o mundo.

O que são modelos de escolha?

Pela legislação, as Secretarias de Educação, junto com as escolas de sua rede de ensino, tem três modelos de escolha disponíveis para decidir qual livro didático adotar. Isso não impede que cada escola beneficiária do PNLD 2021 siga registrando suas escolhas individualmente.

Dessa forma, a primeira possibilidade de organização é optar por um material único para cada escola, onde ela irá realizar sua própria escolha individual e receberá o material apontado pelo seu corpo docente.

A segunda é o material único para cada grupo de instituições, assim, a rede de ensino define quem faz parte do grupo e, em conjunto, todos têm o poder de decisão. O terceiro caminho é a opção de adotar um material único para toda a rede, ou seja, a escolha da rede de ensino será unificada e todas as escolas sob seu guarda-chuva recebem o mesmo material.

Independente do modelo de escolha adotado, a opinião dos educadores continua tendo importância fundamental na decisão de quais livros serão escolhidos. Por isso, é muito importante se manter informado e fazer uma escolha consciente. O livro didático é uma grande fonte de acesso à informação, se bem conduzido, torna-se um recurso de engajamento dos estudantes, facilitador do processo de ensinagem e o melhor amigo do professor.

Obras literárias no PNLD 2020

Fontes: www.basenacionalcomum.mec.gov.brModelo de escolha adotado pela rede de ensinoFNDE publica Edital do PNLD 2021 para aquisição de obras didáticas e literárias para o ensino médioEdital consolidado – PNLD 2021 – 03/08/2020.

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