A importância das disciplinas eletivas no Ensino Médio como espaço de escuta

17 de agosto de 2020


A pandemia do novo coronavírus impactou fortemente a educação em variados quesitos nos últimos meses e pode gerar algumas mudanças e tendências no pós-quarentena. Segundo projeções, uma dessas mudanças será o foco nas escolhas das disciplinas eletivas no Ensino Médio.
O Novo Ensino Médio prevê que o currículo das escolas seja 60% preenchido pela formação geral, orientada pela BNCC. Já os outros 40% devem ser destinados aos itinerários formativos, onde o estudante pode escolher entre as áreas de estudo: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação técnica e Profissional. As disciplinas eletivas fazem parte desse bloco.

O passado como lição para o presente

Um estudo, feito em 2019 pelos pesquisadores do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), investigou as boas práticas de escolas públicas de Ensino Médio que, mesmo inseridas em um contexto socioeconômico adverso, conseguiram alcançar bons índices de aprendizagem.

E uma das estratégias em comum entre elas, que traz uma valiosa lição para os tempos de pós-pandemia, era um currículo diversificado, que engaja e tem grande espaço para as disciplinas eletivas. Dessa forma, elas funcionavam como a viabilização de vivências dos processos de autonomia e escolha para os jovens.

As aulas aconteciam, em geral, duas vezes por semana e com muitas opções de escolha. Passando por teatro, danças regionais, música, lutas, aula de idioma ou redação. Assim, o estudante se via imerso em aulas dinâmicas e divertidas. Essas, ainda por cima, colaboravam com a sinergia do grupo escolar, uma vez que as turmas eram compostas por estudantes de diferentes séries.

Em algumas escolas, as aulas eletivas eram, inclusive, sugeridas e conduzidas pelos próprios jovens, sem a participação dos professores.

Disciplinas eletivas no Ensino Médio: prelúdio do caminho profissional

Os estudantes de hoje serão os profissionais do futuro e, inegavelmente, terão a pandemia como reflexo comportamental. Se a doença mexeu com estruturas, padrões, procedimentos, o que ela fará com suas formações? O que isso significa para os jovens de hoje, adultos do futuro? A situação pode resultar em mais profissionais especializados em tecnologia? Ou, talvez, mais jovens optando por carreiras em áreas do conhecimento mais sociais ou biológicas?

O que vai fazer toda a diferença para esses estudantes, é a forma como a escola enxergará e conduzirá a questão. As disciplinas eletivas no Ensino Médio funcionam, de certa forma, como espaços para conectar o discente com a escola e com o mundo que o cerca. Além de desenvolverem as aptidões profissionais e trabalhar a inteligência emocional, podem ser espaços para a prática cidadã. Simultaneamente, o estudante se localiza e a sensação de pertencimento, após um longo período de isolamento social e incertezas, será um benefício que todo jovem sentirá necessidade no pós-pandemia.

Projetos de disciplinas eletivas

As disciplinas eletivas no Ensino Médio despertam e exploram os interesses dos alunos, mas para isso devem ser novas roupagens para conteúdos tradicionais ou totalmente inovadores. Por exemplo, se o estudante tem dificuldades com a Matemática e se depara com uma eletiva de Jogos Matemáticos, talvez opte por fazê-la para descobrir um novo olhar sobre uma questão que lhe pareça confusa.

Educa Brasil

No pós-pandemia, uma opção é trazer ao currículo delas questões emergentes. Em outras palavras, ao invés de fingir que nada aconteceu, debater os problemas e instigar os alunos a criar projetos de solução, propostas de intervenção e afins.

As escolas precisarão trabalhar por uma ensinagem que forme indivíduos capacitados e informados, para viverem o futuro de frente. Como diz a famosa frase atribuída a Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Obras literárias no PNLD 2020

Fontes: Quatro lições das escolas públicas com bons resultados no Ensino MédioNovo Ensino Médio.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.