Aprendendo sobre diversidade na escola
9 de novembro de 2020
Em uma sociedade diversa e multicultural, como a construída na atualidade, é mais importante do que nunca que os professores incorporem uma instrução culturalmente responsiva em sala de aula. Quando se fala de diversidade na escola, o tema não se relaciona apenas com raça e etnia. Pode incluir estudantes de diferentes religiões, situação econômica, orientação sexual, identidade de gênero e formação linguística.
No Ensino Médio, última etapa da Educação Básica, essa visão ainda é mais necessária. A diversidade dentro e fora da sala de aula continuará a crescer conforme os estudantes avancem nas etapas da vida. É essencial, assim, prepará-los para se adaptarem a um mundo em evolução e abraçar aqueles que são diferentes.
Como funciona a diversidade na escola?
A criação de maior consciência e inclusão da diversidade na escola, não apenas ajuda indivíduos de origens e necessidades diferentes a ter sucesso, mas também incentiva a aceitação e ajuda a preparar a todos para prosperar em um mundo exponencialmente diverso. Ou seja, para uma sociedade realmente melhor e igualitária, cada um deve fazer sua parte.
Existem várias maneiras pelas quais os professores podem garantir que o ambiente da sala de aula e o currículo atendam à crescente diversidade cultural. Essas estratégias estimularão a consciência cultural de todos os estudantes, aumentando o senso de identidade de cada um e promovendo a inclusão na comunidade.
Garantir que a consciência cultural seja promovida na sala de aula pode começar, dentro do possível, com o professor compreendendo a sua turma. Reserve um tempo para aprender sobre a formação cultural, hobbies, estilos de aprendizagem e o que os torna únicos. Demonstrar um interesse genuíno em aprender sobre esses jovens e sua cultura tem o poder de estabelecer confiança. Além de criar um vínculo com eles para que se sintam valorizados. Ao se sentirem confortáveis com o educador, há uma chance melhor de que conversem mais e respeitem seus colegas na classe.
Manter uma comunicação consistente
Além de conhecer seus estudantes, os professores também devem manter uma comunicação contínua ao longo do semestre ou ano letivo. Isso pode ocorrer por meio de reuniões para checar, de vez em quando, o quão acessível a sala de aula é para todos. Os estudantes ganham aí um espaço para conversar sobre como se sentem, se estão incluídos na cultura da escola ou não. Isso ajuda a identificar problemas ou maneiras de melhorar a experiência geral. É também uma oportunidade de discutir os progressos e oferecer orientação sobre como podem melhorar, com base em suas necessidades individuais.
Incorpore diversidade no plano de aula
O ambiente e o dia a dia da sala de aula são importantes para promover a consciência cultural, mas é essencial que a diversidade na escola seja representada desde o plano de aula. O PNLD 2021 instrumentaliza justamente isso ao incorporar em seu edital a temática tanto nas obras de Projeto de Vida quanto nas de Projetos Integradores, baseando-se na estruturas do Novo Ensino Médio e da BNCC.
Na obra Ser em foco, da Editora do Brasil, inscrita no PNLD 2021, o trabalho com projetos de vida dos estudantes do Ensino Médio, tem espaço para problematizar questões de relevância no presente e para o futuro dos jovens, tanto como cidadãos do mundo como moradores de seus bairros, trazendo temas como: bem-estar; planejamento para o futuro; importância da colaboração no trabalho; valorização da diversidade humana; cyberbullying; e outros temas relevantes e atuais. As atividades buscam auxiliar os jovens a entenderem a si mesmos justamente dentro da diversidade humana.
Já nas coleções inscritas de Projetos Integradores, Conhecer e Transformar e Integração e Protagonismo, independentemente da área do conhecimento, o trabalho com projetos sempre busca conectar as atividades com questões do mundo real, para que a diversidade na escola seja localizada em situações que os jovens compreendam, trabalhando, ainda, a cultura de paz, a mediação de conflitos e outras questões mais.
É fundamental reconhecer tanto aos educadores, quanto aos estudantes a heterogeneidade que caracteriza o ambiente escolar para se engajar em um trabalho que esteja comprometido com a inclusão e a participação de todos e em níveis satisfatórios de aprendizagem. Na página do PNLD 2021 da Editora do Brasil você se informa sobre essa temática e como ela se encaixa em cada uma das obras inscritas no Programa. Ainda é possível degustar o material exclusivo para educadores. Acesse e saiba mais!