Projeto de Vida: como ajudar os jovens a se prepararem para o futuro sem medo?
12 de novembro de 2020
Já faz algum tempo que educadores de todo o mundo falam sobre a necessidade de repensar a forma como se ensina os jovens. Diante das rupturas ocasionadas pelo novo coronavírus (Covid-19), o setor tem diante de si a possibilidade de rever como educamos e questionar o que precisa ser feito para preparar a geração de hoje para o mundo real. Nesse quesito, o Projeto de Vida é uma metodologia base para novos horizontes.
Em um ambiente global e em constante mudança, os jovens precisam de resiliência e adaptabilidade. Olhando para o futuro, habilidades como criatividade, comunicação e colaboração, aliadas a empatia e inteligência emocional serão mais do que necessárias. O estudante de hoje, deve ser o profissional de amanhã capaz de trabalhar além das diferenças demográficas e aproveitar o poder do coletivo.
Ser em foco e o Projeto de vida
Dentre os livros didáticos apresentados no Objeto 01, do PNLD 2021, estão os que contemplam o Projeto de vida. A Editora do Brasil tem nessa categoria, uma obra inscrita e submetida à avaliação: Ser em foco. Esta busca instrumentalizar a construção dos Projetos de Vida dos estudantes do Ensino Médio, de modo que as singularidades e a diversidade que caracterizam as juventudes sejam contempladas, articulando as dimensões pessoal, cidadã e profissional.
De acordo com essa perspectiva, são utilizadas metodologias ativas que favorecem a reflexão, o senso crítico, a autonomia e, principalmente, o protagonismo dos discentes. Segundo o edital do PNLD 2021, ambos conceitos estão intrinsecamente ligados e é por meio do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes nas variadas vivências relacionadas às quatro áreas do conhecimento que cada jovem amplia seu autoconhecimento, o conhecimento do mundo e (re)constrói modos de ser e de agir sobre ele.
Uma escola que acolhe as juventudes deve conjugar a proposição dessas vivências e possibilitar aos estudantes o aprofundamento do autoconhecimento a partir da reflexão. Deve ajudar a responder às questões: Quem sou eu? Quais meus interesses? Como me relaciono comigo mesmo e com os outros? O que quero para minha vida? O que faço/posso fazer para atingir meus objetivos?, sempre partindo de ações de pesquisa, discussão, apropriação e produção de conhecimentos sobre tais temáticas.
Protagonismo juvenil é caminho para um futuro melhor
Visando a importância do protagonismo juvenil para o Projeto de Vida, a obra Ser em foco, inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 1, destaca a importância do autoconhecimento para os jovens como caminho para sua autorrealização e a identificação de seus interesses e de suas possibilidades de escolhas para o futuro, planejando o processo de conquista em seus propósitos. A temática é incentivada por meio de problematizações, do diálogo e da argumentação, sensibilizando-os a promover intervenções sociais.
As discussões abordam temas como sustentabilidade, preconceito, consumo, empreendedorismo, saúde, pertencimento e outros conceitos de igual importância, para fornecer aos estudantes ferramentas concretas e planejamento de ações. Pois, é de extrema importância a conexão entre as vivências ligadas à identidade pessoal e questões sociais, culturais e ambientais contemporâneas, para uma formação cidadã que conjugue a capacidade de estabelecer metas e estratégias de desenvolvimento pessoal, além de propiciar escolhas de vida saudáveis, sustentáveis e éticas.
Pensar o futuro
Segundo o PNLD 2021, não obstante, é igualmente relevante permitir que esses jovens pensem sobre como desejam continuar seus estudos após o Ensino Médio e quais aspirações e oportunidades disponíveis para inserção no mundo do trabalho. Nesse sentido, a obra Ser em foco, inscrita e submetida à avaliação, estrutura o Projeto de Vida em três unidades:
- O encontro consigo;
- O encontro com o outro e o mundo;
- O encontro com o futuro e o nós.
Todas elas conversam entre si e cada uma, individualmente, se aprofunda em um aspecto do Projeto de Vida. Por meio da continuidade, o jovem se localiza e enxerga o meio ao seu redor. Especificamente na Unidade 3, é aprofundada a reflexão sobre os interesses dos discentes em relação à inserção no mundo do trabalho, ampliando conhecimentos sobre os contextos, as características, as possibilidades e os desafios do trabalhador no século XXI.
Perguntar-se sobre o futuro pode ser amedrontador para alguns e motivo de entraves sociais. Entretanto, para crescer é preciso encarar os medos e esse processo não tem de ser solitário: a escola pode ajudar, principalmente se escolher as ferramentas certas para esse apoio. Vide a instrumentalização dos Projetos de Vida.