O Projeto de Vida de acordo com o Novo Ensino Médio

16 de dezembro de 2020


O Novo Ensino Médio torna obrigatório o desenvolvimento do Projeto de Vida com os estudantes de todas as escolas. Com sua inserção, nutre-se um espaço de autodesenvolvimento, capaz de prover tanto experiências individuais, quanto coletivas. Fundamentada na BNCC, essa reformulação busca trazer a possibilidade de projetar, conceber e concretizar o que está por vir na vida dos jovens. A Base, inclusive, diz que “uma das maneiras de buscar respostas às perguntas iniciais da existência, tais como: Quem sou? Por que existo? Por que existe tudo e não nada?, é por meio desse autoconhecimento”. Por ele, inicia-se a construção da identidade pessoal.

Projeto de Vida na escola: espaço para descobertas

Ainda segundo a BNCC, muitos alunos relatam ou demonstram, direta ou indiretamente, não serem merecedores de sonhar, de modo que grande parte da energia dos professores reside em superar determinismos geográficos ou biológicos e despertar nos adolescentes a vontade deles quererem algo para si, reforçando que a escola é:

  • Espaço de acesso ao conhecimento;
  • Ampliação do universo cultural;
  • Ascensão social e profissional.

A escola é, também, um espaço privilegiado para descobertas. Seja no estudo da poesia à biologia, sempre há possibilidades de diálogo, produção, pensamento, debate e desenvolvimento do verdadeiro potencial humano. O que torna o Projeto de Vida na escola mais do que essencial: ele é o espaço que falta para que o jovem do Ensino Médio possa desenvolver habilidades como ser cooperativo, saber defender suas ideias, entender as tecnologias, compreender, respeitar e analisar o mundo ao seu redor. Além disso, encontrar apoio para escolher os caminhos que irá seguir no próprio Ensino Médio e em seu futuro pessoal e profissional.

PNLD 2021

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático objetiva avaliar e disponibilizar às escolas obras de apoio à prática educativa. Como a atual edição direciona seu foco ao material didático para o Ensino Médio, ela existe em complemento às mudanças implantadas no segmento. Para viabilizar essas transformações, o PNLD 2021 apresenta algumas mudanças no formato dos materiais ofertados e em sua organização. Uma delas é a escolha dividida em cinco objetos, sendo que, em 2020, educadores e gestores estão avaliando as obras do Objeto 1 – entre elas, o Projeto de Vida.

De acordo com o edital (versão de 28/out/20), é por meio do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes nas variadas vivências relacionadas às quatro áreas do conhecimento que cada jovem amplia seu autoconhecimento, aprende sobre o mundo e (re)constrói modos de ser e de agir sobre ele. Uma escola, portanto, funciona melhor quando acolhe as juventudes e conjuga suas vivências em meio aos conteúdos acadêmicos.

Ser em foco

A Editora do Brasil tem a obra Ser em foco inscrita e submetida à avaliação no programa. Nela, são utilizadas metodologias ativas que favorecem a reflexão, o senso crítico, o protagonismo e a autonomia dos discentes. Ser em foco destaca a importância do autoconhecimento para os jovens como caminho para sua autorrealização e a identificação de seus interesses e de suas possibilidades de escolhas para o futuro, planejando o processo de realização de seus propósitos. 

Esse autoconhecimento, aliás, é incentivado por meio de problematizações, diálogos e da argumentação, cedendo espaço para as juventudes realizarem pesquisas e sensibilizando-as a promover intervenções sociais. Ser em foco enfatiza a autonomia crescente, a colaboração e a empatia, em discussões sobre sustentabilidade, preconceito, consumo, empreendedorismo, saúde, pertencimento e outros conceitos de igual importância, para fornecer aos estudantes ferramentas concretas de planejamento de ações. Saiba mais sobre a obra!

Fonte: Novo Ensino Médio; Projeto de vida: Ser ou existir?

Arco 43_4 edição

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.