PNLD 2021: matemática na vida real

18 de dezembro de 2020


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deixa claro que ser cidadão no mundo atual ultrapassa o domínio da alfabetização das palavras e frases, atingindo, também, o letramento matemático como essencial para a leitura do mundo através do entendimento e da compreensão de números, expressões, gráficos, tabelas, funções, matrizes, entre outros. Nesse sentido, segundo o PNLD 2021, cabe às obras de Matemática e suas Tecnologias assegurar a efetiva aquisição tanto das competências gerais e específicas quanto de habilidades relacionadas à temática de forma integrada.

Uma forma de tornar essa interdisciplinaridade possível e atrativa aos jovens do Ensino Médio é utilizando da aprendizagem contextualizada. Esta leva os estudantes por meio de uma jornada ativa no processo de descobrir conceitos, relacionando-os com fatos de seus cotidianos. Processo semelhante à opinião de Piaget de que a aprendizagem dá aos discentes uma capacidade de tentar fazer coisas novas, relacionando suas experiências e construindo suas próprias mentes. 

PNLD 2021 e aprendizagem contextualizada

Entre as orientações do edital do PNLD 2021 (versão de 28/out/20), é colocada a necessidade de as obras compreenderem e trabalharem a partir das orientações curriculares. Dentre elas, a contextualização e problematização da área do conhecimento é um critério de qualificação do livro. Por ora, o Objeto 1 do programa submete a avaliação apenas das obras de Projeto de Vida e de Projetos Integradores. A inserção desta área do conhecimento se dá nos Projetos Integradores, que devem possibilitar relações da Matemática com outras áreas do conhecimento pela resolução de problemas reais, como, por exemplo, economia de energia, ressignificação de espaços, entre outros.

Esse tipo de trabalho coloca o estudante como protagonista de sua jornada, fazendo parte do processo de aprendizagem de maneira ativa e dinâmica, uma vez que seu papel é pesquisar, buscar respostas e soluções para problemas contextualizados e que fazem parte de suas rotinas diárias. Pois, quando os estudantes conectam a Matemática com a vida real, são capazes de procurar entre um conceito a ser aprendido e um conceito que já foi estudado e, assim, desenvolver a habilidade de conexão matemática: uma capacidade muito além de apenas decorar fórmulas e aplicá-las à risca. 

Entre as obras inscritas e submetidas à avaliação do PNLD 2021, a Editora do Brasil tem duas pertencentes à área de Matemática e suas Tecnologias, uma da coleção Conhecer e Transformar e outra da coleção Integração e Protagonismo. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas? 

Conhecer e Transformar

Atendendo completamente ao Novo Ensino Médio, Conhecer e Transformar tem como foco principal tornar a Matemática em instrumento para a compreensão plena da vida em sociedade, ultrapassando os muros da escola e estabelecendo, assim, o diálogo entre o mundo do conhecimento e o mundo social. A obra inscrita conta com seis projetos integradores, apresentando investigações que convidam o estudante à realização de um trabalho de acordo com suas necessidades e especificidades. 

Cada projeto apresenta propostas feitas para o jovem colocar a mão na massa e, ao mesmo tempo, refletir sobre a realidade partindo de uma questão problematizadora inicial. Em “A irregularidade das chuvas”, por exemplo, por meio das situações apresentadas e investigações, os jovens desenvolvem a habilidade de modelar matematicamente as informações, visando, primeiramente, entender melhor o caso em questão por tabelas e gráficos. Só depois fazem previsões sobre os índices pluviométricos, refletindo sobre os impactos econômicos e sociais das variações observadas. Finalmente, podem propor soluções para gerenciar os riscos identificados e minimizar os efeitos das irregularidades das chuvas.

Projetos de Conhecer e Transformar – Matemática e suas Tecnologias, inscrita e submetida à avaliação no Objeto 1 do PNLD 2021:

  • Intensidade sonora e saúde | Tema integrador: STEAM
  • Plano de investimento – O futuro em nossas mãos | Tema integrador: Protagonismo juvenil
  • As tecnologias a serviço da localização e mobilidade | Tema integrador: Midiaeducação
  • Risco agrícola e mudanças climáticas | Tema integrador: Mediação de conflitos
  • A irregularidade das chuvas | Tema integrador: STEAM
  • Nativos e imigrantes digitais | Tema integrador: Midiaeducação

Integração e Protagonismo

Já na obra da coleção Integração e Protagonismo, cada projeto se inicia com uma questão problematizadora, que servirá de gatilho para as conversas com os estudantes. Daí em diante, será possível observar o nível de conhecimento e de interesse deles pelo tema a ser trabalhado, tornando os saberes mais dinâmicos e complexos. As atividades propostas em cada um dos projetos integradores, desenvolvem uma pluralidade de linguagens, fontes e registros. Durante as etapas são apresentadas diversas ideias de trabalho, para que os discentes aprendam com diferentes recursos e explorem o tema por meio de estratégias distintas, de modo que possam tirar conclusões e estabelecer conexões com o produto final.

Um dos projetos, intitulado “Ressignificando espaços”, trabalha os conhecimentos matemáticos aproveitando estruturas preexistentes nas cidades. Ambientes vazios, que perderam utilidade e merecem novos propósitos. A partir do sentimento de pertencimento, os estudantes pensam a matemática envolta na transformação de um espaço, utilizando de medição, custo financeiro e na melhora do atendimento à comunidade em torno desses locais.

Projetos de Integração e Protagonismo – Matemática e suas Tecnologias, inscrita e submetida à avaliação no Objeto 1 do PNLD 2021:

  • Benefícios sustentáveis de um telhado | Tema integrador: STEAM
  • Para onde vai nosso dinheiro? | Tema integrador: Protagonismo juvenil
  • Letramento digital e nossa visão do mundo | Tema integrador: Midiaeducação
  • Jogando com a Matemática | Tema integrador: Mediação de conflitos
  • Ressignificando espaços | Tema integrador: STEAM
  • Uma conexão entre alimentação, saúde e qualidade de vida | Tema integrador: Protagonismo juvenil.

Quer descobrir como esse e outros projetos das obras inscritas da Editora do Brasil trabalham a matemática no mundo real? Deguste esses e outros conteúdos sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático!

Arco 43_4 edição

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