PNLD 2021 e a escola que acolhe as juventudes
9 de junho de 2021
Segundo o edital do PNLD 2021, uma escola que acolhe as juventudes deve conjugar a proposição das vivências que possibilitam aos estudantes o aprofundamento do autoconhecimento a partir das seguintes reflexões: “Quem sou eu?”, “Quais meus interesses?”, “Como me relaciono comigo mesmo e com os outros?”, “O que quero para minha vida?”, “O que faço/ posso fazer para atingir meus objetivos?”, junto a ações de pesquisa, discussão, apropriação e produção de conhecimentos sobre tais temáticas.
Para concretizar esse protagonismo juvenil, outro foco importante é a “conexão entre essas vivências ligadas à identidade pessoal e questões sociais, culturais e ambientais contemporâneas, na perspectiva de uma formação cidadã que conjugue a capacidade de estabelecer metas e estratégias de desenvolvimento pessoal, que propiciem escolhas de vida saudáveis, sustentáveis e éticas” (PNLD 2021). Porém, tão importante quanto, é permitir que esses jovens pensem sobre como desejam continuar seus estudos após o Ensino Médio e quais as suas aspirações e oportunidades para inserção no mundo do trabalho.
PNLD 2021: papel das obras e materiais didáticos
Nesse cenário, as obras e materiais didáticos têm um grande papel a desempenhar, tanto para traçar caminhos para os educadores, quanto para aproximar os jovens de questões do mundo e vice-versa. Um bom exemplo é a obra específica InterAção Humanas e Matemática, aprovada no PNLD 2021 | Objeto 2 pela Editora do Brasil. Nela, de modo interdisciplinar, o conteúdo contribui para a discussão de temas fundamentais da vida prática, que tipicamente ficam de fora da lista tradicional de conteúdos do Ensino Médio: crises econômicas, inflação, finanças pessoais, segurança pública, violência e legislação são exemplos.
Desta maneira, a obra contribui para a formação cidadã do estudante, tanto em questões individuais e práticas — por exemplo, no que diz respeito a orçamento doméstico, uma vez que o jovem é convidado a pensar em seu próprio orçamento — como em grandes debates da sociedade — por exemplo, a criminalidade, tema atual e bastante discutido. Tudo sempre com base em pesquisas científicas, investigações empíricas e avaliações de impacto. O objetivo é mostrar como o pensamento computacional e o científico, junto à linguagem matemática, é capaz de trazer mais conhecimento para as difíceis tomadas de decisões da vida em sociedade.
O jovem: identidade e lugar no mundo
O Novo Ensino Médio e, portanto o PNLD 2021, conforme indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz propostas que necessitam de percursos inovadores. Para atender a esse propósito, outra obra específica elaborada pela Editora do Brasil é a InterAção Português. Embasada nas teorias que concebem a língua como prática social, que se conecta com as diretrizes, parâmetros e orientações curriculares previstas nos mais recentes documentos oficiais norteadores da Educação Básica e adequada ao perfil do estudante do século 21, nativo da era digital.
Sua abordagem dos diversos conteúdos é feita de maneira dinâmica e inovadora, dando oportunidade para que o jovem seja protagonista de seu aprendizado, ao mesmo tempo que o professor exerce sua autonomia e mantém a liberdade na interação com os aprendizes. Da mesma forma, os temas possibilitam trabalhar as competências e habilidades exigidas pela BNCC de modo interdisciplinar, a partir da pertinência na vida cotidiana, no universo pessoal do jovem estudante desta faixa etária e relevância no mundo atual.
Gostou? Para saber mais sobre as duas obras e conhecer as outras aprovadas no Objeto 2, é só acessar a página do PNLD 2021, da Editora do Brasil. Nela, você pode baixar os livros, conferir o mapeamento curricular estadual, o mapeamento da BNCC, assim como assistir a papos com os autores.