Como incentivar mais meninas na ciência?
11 de fevereiro de 2022
Criado em dezembro de 2015, anualmente é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data, 11 de fevereiro, foi escolhida pela Assembleia Geral da Unesco para estabelecer um momento anual que reconhecesse o papel crítico que mulheres e meninas desempenham na ciência e tecnologia.
Desde então, o dia e o mês são excelentes oportunidades para enfatizar a necessidade de promover o acesso e a participação igualitária na ciência para mulheres e meninas. A igualdade de gênero deve ser uma prioridade em todos os hábitos de uma sociedade e uma educação capaz de ouvir suas ideias e ajudá-las a colocá-las em prática é um ótimo caminho para isso.
Não é nenhum segredo a escassez de mulheres nas áreas de Matemática e Ciências Exatas. Mas o que você, educador, tem feito para incentivar mais meninas na ciência?
Por que há menos mulheres e meninas na ciência?
Dê uma olhada nos departamentos de Exatas das universidades e você provavelmente encontrará muito menos mulheres do que homens. Acontece que as meninas até estão interessadas nestas áreas do conhecimento quando crianças e adolescentes, mas muitas vezes são desviadas para outros campos antes do Ensino Médio e, eventualmente, fazem sua graduação em outra área. Por quê?
Um estudo da Associação Americana de Mulheres Universitárias realizado com 1226 profissionais de ciências do sexo feminino tem uma resposta. Segundo os dados, as meninas realmente demonstram interesse pela ciência em uma idade jovem, mas são desencorajadas devido ao comportamento antagônico e crítico em muitos departamentos de Matemática e Ciências Exatas.
Como incentivar as meninas a serem cientistas?
Ensine os porquês
Muitas jovens querem mudar o mundo. Ao saber como a ciência e a tecnologia podem resolver questões e problemas reais para tornar o mundo um lugar mais seguro, você as incentiva ainda mais. Não basta dizer que as ciências oferecem excelentes oportunidades de carreira, dê um passo adiante e mostre como podem fazer a diferença no enfrentamento dos problemas da sociedade.
O elogio é importante
Uma pesquisa de 2017, feita com meninas e meninos de 5 a 7 anos de idade e publicada na revista Science, revelou que aos 6 anos as garotas já têm convicção de que os garotos são mais espertos que elas, por isso, serão grandes líderes e farão descobertas científicas relevantes. Quando se tratava delas, imaginavam que seriam reconhecidas apenas por serem muito esforçadas.
As expectativas culturais geralmente moldam o interesse – ou desinteresse – das meninas em assuntos relacionados a Ciências Exatas. É preciso estar ciente dessas expectativas e usar o incentivo como uma ferramenta para permitir mais meninas na ciência. Acredite: um tapinha nas costas pode ajudar muito uma garota que se sente insegura sobre seu potencial em uma cultura que não incentiva seu interesse. Mas é claro, esse tapinha também tem que vir acompanhado de ações efetivas.
Crie projetos com base no interesse
Em vez de deixar os interesses das meninas em ciências ficarem adormecidos ou serem ignorados, você deve apresentar a elas projetos de ciências com base nesses interesses. Às vezes, basta um projeto bem-sucedido para dar a uma garota o incentivo de que ela precisa para encontrar sua paixão. Até mesmo alguns brinquedos para crianças pequenas podem ajudar a despertar o interesse pela ciência.
Não precisa ser uma competição
Incentivar mais meninas na ciência não precisa ser uma competição entre meninos e meninas. Quando se trata de diminuir a diferença de gênero, as crianças devem ser ensinadas a satisfazer seus interesses e curiosidades. Também é importante ajudar mulheres e meninas a se fortalecerem durante o processo de aprendizagem, trabalhando juntas. A colaboração entre os alunos pode ajudar a construir confiança e tornar o processo de aprendizagem mais agradável.