PNLD 2023: livros de acompanhamento de aprendizagem serão o diferencial na sala de aula

16 de maio de 2022


Como bem sabemos, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático todo ano tem uma edição voltada para a escolha das obras que nortearam os educadores e estudantes de um determinado segmento. Atualmente, o PNLD 2023, voltado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), é um dos editais que está aberto e a todo vapor. 

Por isso, aqui no #BlogDaBrasil, estamos explicando cada um dos objetos e obras que serão selecionadas. Já falamos sobre:

PNLD 2023: objeto 2 e sua proposta de acompanhamento da aprendizagem

O tema da vez são as obras do Objeto 2, que trazem uma proposta de acompanhamento da aprendizagem. Isso mesmo! Estamos falando do livro e manual de práticas e acompanhamento da aprendizagem destinados aos estudantes e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Esta é uma grande novidade do PNLD 2023 e uma solução muito buscada pelos educadores, que trará recursos de aplicação e avaliação contínua da aprendizagem impressos e consumíveis. Na obra do estudante, a ideia é que eles possam registrar as respostas no próprio livro. Já para os professores, o manual será em versão digital PDF, reproduzindo o livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem na íntegra, mas também composto de plano de desenvolvimento anual, considerações pedagógicas a respeito de possíveis dificuldades dos estudantes na resolução de atividades, propostas de planos de aula e sequências didáticas, incluindo sugestões de atividades preparatórias.

A necessidade de uma cultura de acompanhamento e avaliação

Tanto o  livro quanto o manual de práticas e acompanhamento da aprendizagem serão adequadas à BNCC, ao PNA e divididas em duas categorias: obra por área e obra por componente ou especialidade. Ou seja, uma proposta de acompanhamento da aprendizagem feita sob medida para os educadores que têm como objetivo o reforço das aprendizagens e o estabelecimento de uma cultura de acompanhamento e avaliação. 

Segundo o Documento Referencial Técnico-Científico do MEC, “o entendimento de que a aprendizagem demanda acompanhamento, reforço e exercício do conteúdo encontra respaldo em evidências científicas e cria nova oportunidade para professores e alunos identificarem possíveis dificuldades na aprendizagem e corrigi-las em tempo. Além disso, por meio da prática, o conteúdo teórico é consolidado, conforme observado em estudos a respeito do funcionamento do cérebro humano. É nesse sentido que, ao exercitar nos livros de práticas de todas as disciplinas, os componentes passam a potencializar o sucesso da alfabetização”.

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Fonte: Edital PNLD 2023 – 08/07/2021.

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