Robótica educacional: como os alunos podem se beneficiar?

22 de novembro de 2022


A educação mudou muito nos últimos anos. Com as novas tecnologias entrando nas salas de aula e a ampla implementação do ensino a distância devido à pandemia, as coisas têm sido muito diferentes. Uma das metodologias já existentes, mas que encontrou reforço nesse tempo, foi a robótica educacional.

Aliada a Educação 4.0 e parte das ideias do STEAM — Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, respectivamente, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a robótica na escola, em suas melhores aplicações, é projetada para ensinar essas disciplinas onde a prática supera a teoria.

 

O que é robótica educacional?

Afinal, qual é a relação entre robôs e educação? Antes de discutir a definição do conceito, vale ressaltar que o termo “robô” remonta a 1921, quando o autor tcheco Karel Čapek o cunhou para seu romance RUR (Rosen’s Universal Robot). A palavra vem do checo “robota”, que significa trabalho duro.

A partir daqui, podemos fazer uma ponte e concluir que a robótica na educação é uma disciplina destinada a proporcionar aos alunos uma introdução interativa à robótica e à programação desde cedo, aliada a outras áreas do conhecimento e utilizando atividades com projeto e construção.

A importância da robótica no desenvolvimento escolar

A robótica educacional possibilita chances únicas para o desenvolvimento escolar, que vão bem além de prover aulas mais criativas: ela fornece oportunidades de trabalho em equipe e colaboração, permitindo que os alunos aprendam em seu próprio ritmo.

É também o reforço de várias disciplinas e o local ideal para desenvolvimento de competências cognitivas, vide a capacidade de perceber que os erros não são conclusivos e proporcionam sempre oportunidades de novas aprendizagens. Ensina também sobre adaptabilidade, criatividade e autoestima.

Além disso, é importante lembrar que a ciência é a interpretação do mundo natural. Assim, alunos cientificamente alfabetizados que são capazes de compreender conceitos e práticas científicas estão diretamente entendendo sobre o mundo em que vivem.

Robótica educacional: o papel do professor

A robótica educacional aproxima os alunos do ensino de ciências e, com isso, traz uma série de benefícios. Idealmente, não há uma lista de passos a seguir para usá-la de forma eficaz, mas algumas dicas serão muito úteis para o desenvolvimento dos jovens:

  • Problematizar – passo inicial, onde o professor deve propor um determinado problema e juntos todos avaliarão a viabilidade de resolvê-lo usando habilidades de robótica na educação;
  • Projetar – construir um passo de resolução de problemas com a ajuda da robótica;
  • Programar – envolve a programação do robô para analisar se ele pode resolver um problema;
  • Testar – momento crítico em que o projeto começa a funcionar, analisando se está de acordo com tudo o que se espera;
  • Documentar – tarefa administrativa importante, para documentar como tudo funcionou ou não funcionou da ideia original;
  • Demonstrar – conclusão do trabalho, explicando como a robótica afetou a tarefa proposta.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h