Leitura na escola: conheça 7 livros premiados da Editora do Brasil

9 de dezembro de 2022


Entre os variados motivos pelos quais a Editora do Brasil está entre as melhores editoras de livros literários para crianças e adolescentes, a paixão genuína pelo que faz é um deles. Há quase 80 anos no mercado, sabemos que a literatura é importante e sempre será por seu papel no desenvolvimento de uma criança: é a leitura na escola, em casa e em todo o lugar que os coloca no caminho do sucesso.

Sucesso que vai além de bens materiais e alcança toda a subjetividade de sua formação como indivíduos, dentro de uma sociedade que têm sonhos e lutam por eles, que têm imaginação, criatividade, coragem, criticidade, ou seja, todas aquelas habilidades que só um bom livro pode fomentar tão bem.

Também sabemos que, para crianças pequenas e que ainda não sabem ler, um livro é aquela genuína alegria proporcionada por arte, design, texturas e que os iniciará no caminho da leitura. 

Ao contribuir para que os livros sejam feitos, estamos ativamente envolvidos no avanço de um ser humano. Isso tem um significado poderoso e que nos motiva a ir sempre além na qualidade do que fazemos.

Poder segurar um livro nas mãos depois de meses trabalhando nele, sabendo que conseguimos transformar uma ideia em um objeto tangível e que tem potencial para ser amado por uma criança, é uma grande coisa. Por isso que cada nova história da Editora do Brasil é tão especial e notada por quem a consome, inserida nas leituras na escola, assim como pelo mercado editorial.

Como resultado vêm os prêmios literários para coroar o trabalho duro. Em seu histórico, a Editora do Brasil já foi contemplada com vários prêmios. Mais recentemente foi indicada ao Prêmio Jabuti e venceu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional. Sem dúvida, um grande diferencial para todos os que estão em busca de qualidade editorial para a leitura na escola, atestada por quem entende do assunto.

O que é o prêmio Jabuti?

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro desde 1959 e atualmente dividido em categorias organizadas por quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.

Seu grande diferencial em relação a outros prêmios é a abrangência, que além de valorizar escritores, destaca as obras e a qualidade do trabalho de todos os profissionais envolvidos na criação e produção de um livro.

Dessa forma, anualmente, editoras dos mais diversos segmentos de todo o Brasil inscrevem suas obras e, ao serem premiadas com a estatueta, usufruem do reconhecimento que só ela proporciona. 

A Editora do Brasil, por exemplo, teve duas obras finalistas do prêmio em 2022: “Sala 1208”, de Caio Tozzi, e o livro brasileiro publicado no exterior, “Danite e o Leão — Um conto das montanhas da Etiópia”, do autor Rogério Andrade Barbosa.

O que é o Prêmio Literário Biblioteca Nacional?

O Prêmio Literário Biblioteca Nacional foi criado em 1994 e, desde então, contempla anualmente os melhores autores e tradutores em reconhecimento à qualidade intelectual de suas obras publicadas no Brasil em língua portuguesa.

Dividido em oito categorias — Poesia, Prêmio Alphonsus de Guimaraens; Romance, Prêmio Machado de Assis; Conto, Prêmio Clarice Lispector; Tradução, Prêmio Paulo Rónai; Ensaio Social, Prêmio Sérgio Buarque de Holanda; Ensaio Literário, Prêmio Mário de Andrade; Literatura Infantil, Prêmio Sylvia Orthof e  Literatura Juvenil, Prêmio Glória Pondé —, estas são avaliadas pelas comissões julgadoras que analisam as obras de acordo com a qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.

Como representante deste prêmio, a Editora do Brasil tem, por exemplo, a obra “Três dias e mais alguns”, de Caio Riter, que além de selecionado para o Catálogo FNLIJ da Feira de Bolonha 2020, finalista do Prêmio AEILIJ 2020, alcançou o 3º lugar no Prêmio da Biblioteca Nacional na categoria Juvenil em 2020.

Conheça mais livros premiados

Entre os títulos recentes da Editora do Brasil que ganharam prêmios e reconhecimento, temos a obra “Minha vida não é cor-de-rosa”, de Penélope Martins, que recebeu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional na Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé. 

E “Em algum lugar no mundo”, de Anna Claudia Barros, ilustrada por Jacobo Muñiz, selecionado pela Associação de Literatura Infantil e Juvenil Argentina (ALIJA) na categoria Tradução. 

Assim como “Ainda assim te quero bem”, de Penélope Martins e Caio Riter, ilustrado por Talita Nozomi, que foi vencedor do V Prêmio AEILIJ (Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) na categoria Melhor Texto Juvenil. Este título, inclusive, participou do PNLD 2021 – Objeto 5 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático, que seleciona literaturas para o Novo Ensino Médio), pelo selo editorial Akpalô. 

Além das incríveis histórias de “Louco por HQs”, finalista do prêmio Jabuti 2021; “Frederico, Frederico”, de Simone Mota, que foi premiado com o Selo Cátedra 10 – 2021, da Unesco e PUC-Rio; o “O mar de Cecília”, de Rosinha, que recebeu o Prêmio FNLIJ de Poesia; “Com que roupa irei para a festa do rei?”, de Tino Freitas e Ionit Zilberman, premiado com o Selo Distinção – Cátedra Unesco; e o inesquecível “Layla, A menina síria”, que foi selecionado para a Feira de Bologna, em 2019, e alcançou o selo Altamente Recomendável FNLIJ 2019, na categoria Jovem. Também foi selecionado para o Clube de Leitura ODS/ONU 2021 e recebeu o 3º lugar no Prêmio Biblioteca Nacional – Categoria Juvenil (2020).

Estas são só algumas das obras indicadas ou premiadas da Editora do Brasil. Para conhecer mais sobre elas ou descobrir mais livros infantis incríveis, vale a pena conferir o Catálogo de Literatura Infantil 2022/23 e o Catálogo de Literatura Juvenil 2022/23.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.