7 meios de trabalhar a redação do Enem em sala de aula

31 de maio de 2023


Assim como trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes para o dia da prova, prepará-los para a redação do Enem em sala de aula também é relevante.

Para isso, é necessário desenvolver o pensamento crítico, incentivar a leitura e, claro, a prática da escrita durante todo o ano letivo. Com este hábito implementado na rotina dos jovens, eles construirão um caminho sólido até a nota máxima.

Critérios da redação do Enem

As aulas de redação são essenciais para promover a dedicação dos estudantes com a escrita, bem como o processamento de informações e a organização das ideias para uma expressão coerente. Elas também fazem os jovens compreenderem e colocarem em prática os quesitos avaliados da redação do Enem, sendo eles:

  • Assimilação do tema;
  • Domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • Coesão e coerência;
  • Aplicação da lógica;
  • Proposta de intervenção para o problema.

Além disso, uma redação é uma atividade interdisciplinar, que exige competências em diversos campos do saber. Assim, seu ensino não precisa ser exclusivo das aulas de Língua Portuguesa, incentivar a troca de informações entre os professores de cada matéria ou a organização de palestras sobre conteúdos que podem ser tema da redação amplia a visão dos estudantes no momento de cumprir os critérios do Enem.

Outros hábitos interdisciplinares também os ajudarão no momento de escrever. Conheça sete deles e os incorpore nas aulas de redação.

1. Jornais e portais de notícias

Para começar, leve jornais e acesse portais de notícia na classe, converse com os estudantes sobre as principais notícias do dia e os guie em uma discussão. Deixe que eles expressem o seu ponto de vista sobre o assunto em questão.

Esse movimento desenvolve o pensamento crítico e os mantêm atualizados.

2. Educação midiática

A educação midiática tem como princípios o combate à desinformação e a checagem da veracidade dos conteúdos que chegam até nós por meios digitais.

Além de levar as matérias e notícias para a sala de aula, propor atividades de pesquisa na internet e de debate a respeito do material encontrado é um modo de colocar esse ensino em ação. Isso faz com que os estudantes aprimorem a busca por informações e desenvolvam a comunicação, a liberdade de expressão e a criação de conteúdos que disseminam conhecimento.

3. Literatura

A leitura de clássicos da literatura brasileira e estrangeira pode servir de insight para a redação.

Um exemplo bastante comentado durante os primeiros anos da pandemia, que inclusive já foi tema de questões do Enem, é “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago. Essa obra e tantas outras refletem momentos importantes da sociedade e nunca deixam de ser atuais.

4. Filmes e séries

Assim como os livros, filmes e séries são grandes fontes de referências para o texto, principalmente os conteúdos audiovisuais lançados recentemente.

Apresente aos estudantes filmes e séries que falam sobre sociedade, diversidade cultural e sexual, política e relações sociais, por exemplo. Na escolha dos títulos, não se esqueça de levar em consideração a faixa etária e as competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Estudnates na sala de informática.

5. Tudo é referência

Na hora de elaborar a proposta de intervenção para o problema, o conhecimento e as ideias não vêm apenas dos livros, filmes, seriados e das aulas de redação, vêm das outras matérias escolares também.

Proponha aos professores de Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes e História que falem sobre a redação nas aulas e destaquem o que pode ser utilizado na argumentação.

6. Oficinas de escrita

Construir uma oficina de escrita estimula a habilidade de usar as palavras para contar uma história com coesão e coerência, pontos importantes para toda e qualquer redação de vestibular.

Esse é um espaço para os estudantes testarem outros tipos de escrita além da dissertação, como crônica, poema, conto, diário, biografia, romance e tantos outros gêneros.

7. Simulados da redação do Enem

Gradualmente, inclua atividades para desenvolver os temas que apareceram nas aulas no formato da redação do Enem. Separe os assuntos que você acredita que podem aparecer na prova.

A ideia é unir todos os passos anteriores com a execução de um texto nas estruturas exigidas pelo Enem.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h