Os temas que podem cair na redação do Enem

30 de agosto de 2023


Está chegando uma das provas mais importantes para os futuros universitários! E para ajudar você, professor, a montar um plano de aula com os principais temas que podem aparecer na redação do Enem, criamos este artigo. Confira!

Temas atemporais e atuais na redação

Os movimentos na Economia, Política, Tecnologia, Educação e Saúde podem ser um dos assuntos presentes na redação do Enem, assim como nas questões objetivas da prova.

Por isso, além do trabalho com as técnicas e práticas da redação, convide os estudantes a refletirem sobre os temas mais quentes do ano. Provoque debates e atividades de interação entre os estudantes para a promoção do pensamento crítico e do analítico.

Os especialistas que determinam o tema da redação do Enem para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também podem selecionar temáticas relacionadas com as áreas de Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Temas quentes e argumentos para a redação

A evasão universitária no Brasil

Quando falamos sobre “evasão”, seja a escolar, seja a universitária, nós nos deparamos com uma série de fatores socioeconômicos que afetam os estudantes.

Com a desvalorização do Real, esses estudantes encontram grandes obstáculos para manter o pagamento das mensalidades de seus cursos e, por vezes, se deparam com a falta de apoio familiar e a necessidade de trabalhar para o sustento próprio, o que minimiza tempo para os estudos.

De acordo com dados divulgados no portal G1, praticamente “3,5 milhões de estudantes evadiram de universidades privadas no Brasil em 2021”. Esses números revelam a urgência de focar em políticas públicas que valorizem o Ensino Superior no território brasileiro.

Quanto maior for o número de evasão, menor será o número de profissionais qualificados no mercado, menos recursos serão investidos em Educação, e a inovação e o progresso científico do país poderão ser prejudicados.

Fonte: Shutterstock

Inteligência Artificial no cotidiano

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tomou um grande espaço na mídia devido aos avanços tecnológicos que favorecem as mais diversas áreas, da Saúde à Indústria. Mesmo assim, ainda não conseguimos identificar quais serão as consequências desses avanços para a sociedade.

Hoje, as únicas certezas que temos são referentes aos seus benefícios para certas áreas do mercado de trabalho, por exemplo. Com a IA, é possível reduzir a exposição de pessoas a situações de risco e automatizar atividades repetitivas e cansativas para os trabalhadores.
Entretanto, também se consegue perceber a propagação do discurso de ódio, preconceitos e estereótipos sociais, além de influência negativa no comportamento humano.

Para que sistemas de IAs sejam alinhados de modo adequado às diretrizes da sociedade, é preciso que todos os representantes de Estado entrem em acordo para assegurar aos usuários desse tipo de plataforma privacidade, segurança e autonomia individual.

Combate ao trabalho análogo à escravidão

Em 2022, um podcast viralizou por todo o Brasil: A Mulher da Casa Abandonada, cujos episódios são narrados pelo repórter Chico Felitti. De pouco em pouco, desvendamos uma trágica história ao acompanharmos a investigação da vida de Margarida Bonetti, a mulher responsável por manter uma mulher em condições análogas à escravidão nos Estados Unidos há algumas décadas.

Para além desse caso, que aconteceu no fim dos anos 1970, diversos outros casos de escravidão foram descobertos e investigados pela mídia.

Essas condições de trabalho afetam trabalhadores que sofrem com a desigualdade social, que não têm consciência sobre os seus direitos trabalhistas e sentem a falta de oportunidades de trabalho.

Alguns dos meios de minimizar e combater essas condições precárias de trabalho são fortalecer as leis trabalhistas e aumentar a fiscalização e a punição de pessoas que cometem atos ilegais.

Para ficar de olho

União pela Floresta Amazônica

Entre os dias 8 e 9 de agosto de 2023, representantes de 15 países se reuniram na cidade de Belém, no Pará, para debater “o combate ao crime organizado, o desmatamento ilegal e o financiamento externo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia” (CNN Brasil).

Doze países integrantes da Cúpula da Amazônia assinaram uma declaração conjunta visando proteger as florestas tropicais. A partir dessa nova etapa, a Cúpula criará uma agenda para discutir financiamentos e formas de apoiar o projeto. A Noruega, um dos principais países financiadores do Fundo Amazônia, também estava presente no evento.

Apesar de o encontro ter sido um sucesso, de acordo com o portal do G1 :

“Especialistas criticaram a falta de metas e de prazos para frear os impactos das mudanças climáticas, como reduzir o consumo de combustíveis fósseis, um tema bastante discutido durante a cúpula, e zerar o desmatamento ilegal.”

Dicas da Editora do Brasil

Educador, fique atento aos canais que são referências quando o assunto é a redação do Enem!

O Instagram e o portal do “Pensamento Vincular” sempre têm conteúdos novos sobre as notícias da semana e os temas mais quentes que podem aparecer na prova.

Em sua conta na plataforma X, antigo Twitter, o Augusto posta dicas de estudo e planejamentos textuais para a redação do Enem.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h