Redes Sociais: como utilizar adequadamente em sala de aula?
8 de dezembro de 2023
A tecnologia é uma ferramenta poderosa que, se bem trabalhada, pode tornar-se uma aliada no dia a dia escolar. Com as redes sociais integrando a rotina dos estudantes, levar o letramento digital para a sala de aula por meio de atividades e materiais de apoio vai impulsionar o desempenho dos estudantes.
Como fazer bom uso das redes sociais?
Resultados de uma pesquisa realizada pelo VII Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação — Relatório Brasil 2022 apontam que 80% dos professores participantes da pesquisa consideram que a tecnologia na escola melhora os níveis de motivação dos estudantes. Esses dados consideram como os conteúdos podem se tornar mais atraentes, interativos e dinâmicos.
É fato que desenvolver a formação de professores e coordenadores em competências digitais se tornou algo essencial para intermediar o novo movimento tecnológico que a covid-19 impôs ao ambiente escolar.
Ao incluir as redes sociais no cotidiano de aprendizagem dos estudantes, possibilitamos que jovens e crianças aprendam que celulares, tablets e computadores podem alavancar os seus estudos, mesmo em momentos de lazer.
Metaverso educacional
Para além das redes sociais, criamos um livro de bolso que trata da próxima revolução tecnológica no ambiente educacional, que, por sua vez, acompanhará a atualização profissional.
Em “Metaverso Educacional de Bolso – Conceitos, reflexões e possíveis impactos na Educação”, você entenderá que o metaverso é um mundo virtual que tenta replicar a realidade, com foco em conexões sociais, de maneira prática, a partir de conceitos, reflexões, exemplos de utilização, plataformas, aplicativos, dispositivos, novas técnicas de marketing, atividades pedagógicas e muitos outros conteúdos.
Atividades reeducativas
Trabalhar o letramento digital em sala pode ser desafiador. Por isso, crie um ambiente seguro para os estudantes e proponha a eles um momento de reflexão sobre o papel das redes sociais em nossas vidas, incentivando-os a pensar sobre os pontos positivos e negativos.
Em um segundo momento, observe quais são as hashtags, os perfis e os conteúdos que eles mais consomem. A partir disso, ensine os jovens a criar filtros que considerem o ponto de discussão e a relevância do conteúdo segundo a matéria passada em sala.
Outro ponto muito importante é estar aberto aos tópicos que os estudantes comentam com você, como as trends (tópicos do momento).