A evolução da literatura infantil ao longo dos anos:

11 de novembro de 2024


A evolução da literatura infantil ao longo dos anos: 

Um olhar sobre como os temas e estilos mudaram na literatura destinada às crianças.

Em tempos de mudanças tão velozes, quanto significativas, é necessário direcionar um olhar para o passado e o futuro. Ao longo dos séculos, a literatura infantil passou por transformações profundas, acompanhando – como não poderia deixar de ser – mudanças sociais, culturais e tecnológicas. De meros ensinos de moralidades e contos de fadas, essa literatura evoluiu para um universo rico e complexo, capaz de se aprofundar em temas diversos e estimular a criatividade das crianças de um novo tempo: mais atentas, informadas e curiosas.

 

Primórdios encantados

Em sua origem, a literatura infantil tinha um caráter predominantemente moralizante, funcionando como um instrumento de educação e moldagem do comportamento infantil. Fábulas e contos de fadas transmitiam valores e lições de vida. Essas narrativas, muitas vezes, apresentavam histórias simples e lineares, com personagens estereotipados que representavam o bem e o mal de forma impositiva, sem espaço para nuances ou camadas de personalidades. Os finais, quase sempre felizes, reforçavam a ideia de que as virtudes devem ser recompensadas e os vícios são punidos. Dessa forma, a literatura infantil era vista como um meio de inculcar nas crianças um conjunto de valores considerados essenciais para a vida em sociedade, como a obediência, a honestidade e o respeito aos mais velhos.

 

O século XX

Com o passar do tempo, a literatura infantil      começa a se diversificar, rompe com os moldes tradicionais e oferece aos pequenos leitores narrativas muito mais ricas, complexas e inspiradoras. Monteiro Lobato, no Brasil, e Astrid Lindgren, na Suécia, são exemplos de pioneirismo dessa transformação. No lugar dos estereótipos usuais até então, seus personagens trazem nuances, desejos e conflitos próprios, o que os torna mais próximos da realidade das crianças. Temas do cotidiano, como a amizade, a família e os conflitos de crescimento, passam a ser explorados com mais profundidade e realismo, trazendo identificação e empatia com suas histórias. Essa nova abordagem da literatura infantil não serviu apenas como entretenimento, mas educou e inspirou gerações de crianças, abrindo caminhos para uma literatura mais moderna e relevante.

 

A literatura infantil hoje

Sempre um reflexo da sociedade do seu tempo, a literatura infantil atual apresenta uma representatividade de minorias muito mais abrangente, quando comparada aos tempos antigos. Com temas cada vez mais diversos, que vão de questões sociais e ambientais até experiências emocionais complexas e uma preocupação cada vez maior em ser representativa e inclusiva. Se uma literatura voltada às minorias, por exemplo, já foi considerada um tabu, o diametralmente oposto se verifica hoje. Uma vez que o público infantil aprende a partir da repetição, ao identificar padrões preconceituosos nos conteúdos consumidos, eles acabam absorvendo aquilo como uma verdade concreta. Assuntos tão atuais como esses já são tópicos de movimentos e debates, provocando uma conscientização da população, o que normaliza e consolida essas questões. Enfoques de narrativas voltados muitas vezes para a inclusão de grupos sociais que não eram lembrados anteriormente.

 

Cultura pop e tecnologia

Como resultado de uma grande influência na literatura infantil contemporânea, pela tecnologia e cultura pop, os livros infantis tornam-se cada vez mais interativos e digitais, além de jogos, aplicativos e os variados recursos multimídia que estimulam a participação cada vez mais ativa das crianças. Além disso, a literatura infantil tem acompanhado as tendências desta cultura, incorporando elementos de filmes, séries e jogos.

 

Desafios complexos e multifacetados

Apesar dos avanços e de uma crescente valorização do hábito da leitura, ainda existem muitos obstáculos à literatura infantil para conquistar e manter o interesse das crianças. Um dos mais evidentes é a concorrência com outras mídias – televisão, videogames e os diversos dispositivos móveis, que oferecem estímulos visuais e sonoros mais imediatos e interativos. Sendo quase impossível não se render a eles, até mesmo porque eles nada mais são, do que um reflexo do nosso tempo. Além disso, a necessidade cada vez maior de acompanhar as rápidas transformações sociais e culturais representa um desafio constante para que autores e ilustradores, criem narrativas relevantes e que reflitam as experiências e os valores das novas gerações. Outro desafio importante é a diversidade de interesses e gostos das crianças, que cada vez mais buscam por histórias personalizadas e que atendam às suas necessidades individuais. A massificação da cultura e a pressão comercial também exercem uma influência significativa sobre o mercado editorial infantil, muitas vezes priorizando produtos que atendem a critérios comerciais em detrimento da qualidade literária.

 

O futuro é promissor

Com uma crescente valorização da leitura e da literatura, podemos esperar que cada vez mais autores e ilustradores talentosos se dediquem à criação de obras com mais qualidade para as crianças. Sobretudo, a tecnologia continuará a desempenhar um papel de suma importância na evolução desta literatura, oferecendo novas possibilidades de interação e aprendizado.

 

Conclusão

E como a literatura infantil é um campo em constante transformação, estilos, temas e abordagens avançam junto com este desenvolvimento. Passando por diversas mudanças, adaptando-se às necessidades e aos interesses das crianças de cada época, atualmente, a literatura infantil é um dos campos mais diversos, mais inclusivos e mais engajadores que podemos observar. Contribuindo para a formação de leitores críticos e conscientes, capazes de transformarem a si mesmos e ao mundo.

 

 

 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h