Por dentro do PNLD: como escolher os melhores livros

25 de novembro de 2024


O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é fundamental para garantir que as escolas públicas recebam materiais de qualidade. Por isso, depois de conhecer melhor suas etapas, preparamos um guia com dicas e informações importantes para te ajudar nesse processo.

1. O que considerar na escolha dos livros didáticos?

Lembre-se de que todas as obras do catálogo já passaram por uma curadoria de especialistas em educação e atendem a altos critérios de qualidade.
Sendo assim, cabe ao corpo docente conferir se:

  •  a abordagem pedagógica do livro combina com seu estilo de trabalho;
  • a quantidade de textos e exercícios atende ao seu planejamento pedagógico;
  • permite facilidade de adaptação ao seu currículo estadual;
  • há debate de temas importantes para o segmento (como, por exemplo, se para o Ensino Médio há abordagem dos temas vestibular, Enem e mundo do trabalho);
  • existem seções e atividades extras como recursos pedagógicos para o professor;
  • os conteúdos são adequados à faixa etária dos estudantes e à realidade da comunidade onde a escola está inserida.

2. Organize uma reunião para analisar os livros

A análise dos livros deve ser feita de forma democrática e colaborativa. Tanto que, ao final do processo, o diretor escolar precisa tornar pública a lista de livros escolhidos, afixando um cartaz na escola para que todos possam tomar conhecimento.
Aqui estão algumas dicas para organizar uma reunião eficaz:

  •  Planejamento prévio: construa um cronograma com todas as etapas de análise e compartilhe com o corpo docente, enviando, também, os materiais de divulgação (livros, catálogos e sites) com antecedência.
  • Grupos de estudo: divida a equipe por disciplinas e por área do conhecimento para garantir que cada livro seja avaliado por especialistas na área e promova um debate coletivo posteriormente.
  • Critérios padronizados: use formulários de avaliação de pontos, como clareza dos textos, diversidade de atividades, entre outros.
    A escolha dos livros é uma decisão técnica, mas apresentá-la à comunidade escolar pode gerar benefícios para a escola, como um reforço de confiança.

3. Como usar os livros escolhidos no dia a dia?

É fundamental que as escolas utilizem os livros de forma eficaz ao alinhar os conteúdos com o planejamento das aulas. Por isso, aqui vão algumas dicas:

  •  Planejamento integrado: alinhe os conteúdos dos livros com o planejamento anual da escola, garantindo que todas as competências sejam trabalhadas ao longo do ano, e realize as adaptações necessárias de acordo com cada turma.
  • Incentivo à leitura autônoma: estimule os alunos a usarem os livros como ferramenta de pesquisa e/ou revisão.

Com essas dicas e informações, sua escola estará mais preparada para fazer escolhas conscientes e adequadas às necessidades pedagógicas, garantindo que a qualidade de ensino desejada seja alcançada.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h