A educação como instrumento transformador da sociedade e prevenção da violência contra a mulher

15 de março de 2022


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, fundamentada em de 20 de dezembro de 1996, define e regulariza a organização da educação brasileira. Em 2021, ela foi alterada para incluir a prevenção da violência contra a mulher como tema transversal nos currículos da educação básica. A medida é uma ação que remete ao papel da educação como instrumento transformador da sociedade.

LEIA TAMBÉM: Como incentivar mais meninas na ciência? 

Quais os objetivos da mudança?

O objetivo é incentivar a reflexão dos estudantes e educadores sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher. Uma das ações propostas é instituir a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, um evento que ocorrerá todos os anos em março (mês da mulher) e que promoverá o conhecimento da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e os mecanismos existentes de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, bem como medidas protetivas e os meios para o registro de denúncias.

Em suma, os objetivos gerais propostos a todas as instituições públicas e privadas são:

  • Contribuir para o conhecimento das disposições da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha);
  • Impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher;
  • Integrar a comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das diversas formas de violência, notadamente contra a mulher;
  • Abordar os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, seus instrumentos protetivos e os meios para o registro de denúncias;
  • Capacitar educadores e conscientizar a comunidade sobre violência nas relações afetivas;
  • Promover a igualdade entre homens e mulheres, de modo a prevenir e a coibir a violência contra a mulher;
  • Promover a produção e a distribuição de materiais educativos relativos ao combate da violência contra a mulher nas instituições de ensino.

Por que a medida remonta ao papel da educação como instrumento transformador da sociedade?

Um dos autores do projeto aponta a medida como um trabalho “que a longo prazo, vai trabalhar na cultura, na origem, na causa e não no efeito apenas”, o que destaca a educação como instrumento transformador da sociedade. Ao criar o tipo certo de ambiente e fornecer amplas oportunidades e experiências, a educação permite que os indivíduos se desenvolvam de forma mais saudável.

A violência doméstica se manifesta de várias maneiras e tem formas diretas e indiretas de afetar alguém. O abuso indireto, em casos de violência contra a mulher, ocorre de forma interparental, quando as crianças não são objeto de abuso direto, mas convivem nesse ambiente. Os efeitos, nesse caso, se manifestarão em suas vidas de diversas formas.

Colocar a escola para considerar o bem-estar físico e emocional tem uma capacidade de mudança incalculável no individual e coletivo. Afinal, a educação como instrumento transformador da sociedade fornece as ferramentas para melhorar a qualidade de vida de todos, tanto econômica quanto sociologicamente. 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.