A gamificação na educação
10 de março de 2023
A gamificação na educação pode trazer benefícios para os estudantes que estão acostumados com os jogos e para os professores e educadores que acreditam em uma educação inclusiva e acessível a todos.
Por meio dela incentivamos a aprendizagem, monitoramos a evolução individual e proporcionamos o desenvolvimento de soft skills e competências socioemocionais. Confira!
O que é gamificação?
Para colocar em prática essa estratégia pedagógica de metodologia ativa, vamos entender o que é gamificação. Basicamente, a gamificação é o uso do sistema de recompensas que os jogos utilizam, o que torna o processo da atividade mais prazeroso, interessante e escalável.
Quando a gamificação é utilizada na educação, é possível transformar a jornada de aprendizagem em níveis que geram retribuições, motivando os estudantes a realizarem o exercício novamente, sempre que for necessário, e levando-os a superar obstáculos e realizar conquistas.
Como a gamificação do ensino auxilia na aprendizagem?
Com a gamificação do ensino, os estudantes desenvolvem habilidades que impulsionam o aprendizado, como o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas e a autonomia, já que eles mesmos têm consciência de sua evolução.
Aos educadores, a aplicação dessa nova forma de aprender jogando une a educação 4.0 e 5.0 com o uso da tecnologia em sala de aula, junto ao desenvolvimento de soft skills e competências socioemocionais.
Assim, o percurso de monitoramento dos pontos fortes e fracos, o nível de compreensão da matéria e a necessidade de mais aprofundamento individual do tema tornam-se mais visíveis.
Para aplicar essa metodologia em sala de aula, busque elementos de alguns jogos conhecidos, como o Show do Milhão e o Banco Imobiliário, por exemplo. A turma pode ser dividida em times, as perguntas podem ser substituídas por questões da matéria apresentada em sala, e a cada acerto, o grupo avança uma casa. O objetivo é transformar os estudos em um momento de descontração e aprimoramento.