A importância do apoio pedagógico
12 de dezembro de 2023
Acrescentar o apoio pedagógico na rotina escolar de crianças e jovens, além de colocar em prática as competências gerais existentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ajuda a fazê-los alcançar os níveis de aprendizagem necessários em cada etapa escolar.
Essa função ainda viabiliza a autonomia dos estudantes e facilita sua trajetória de estudos, levando-os a conseguir os seus melhores resultados.
Como impulsionar os estudantes na jornada de aprendizagem?
Quando o assunto é apoio pedagógico, não podemos nos esquecer de que o aluno deve ser o principal foco; dessa maneira, entendemos que pontos ajustar e como redefinir a rota durante o ano letivo.
As propostas de ensino devem estar alinhadas à realidade de cada aluno, bem como fornecer a eles insumos que os levem a alcançar os níveis de aprendizagem necessários para a etapa escolar em que estão inseridos.
Por isso, é importante colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem, dando a ele autonomia em sua jornada de estudos e fornecendo ferramentas que o auxiliem a absorver conhecimentos.
Disponibilizar e ensinar ao aluno os diferentes métodos de estudos também favorece o processo de autoconhecimento, já que ele pode testar e compreender os melhores métodos, ou seja, aqueles que se encaixam à sua rotina de estudos, e como absorve os conteúdos.
Os desdobramentos do apoio pedagógico
Quando olhamos para o apoio pedagógico com mais atenção, nós nos deparamos com algumas palavras-chave importantes e que diferem entre si. São elas: recuperação, reforço e recomposição de aprendizagem.
Recuperação
Durante o processo de recuperação, é realizada a retomada de todo o conteúdo da matéria em questão, em que o estudante não chegou ao desempenho esperado ao final do ano letivo ou ao final de cada bimestre ou trimestre.
Normalmente, essa retomada de conhecimento é realizada no final do ano. Em razão do curto período disponível, a melhor estratégia seria realizar o acompanhamento das dificuldades de cada estudante no decorrer do ano.
Reforço
Já o reforço escolar é a fase de aprofundamento dos conteúdos e das habilidades entre os estudantes que apresentam mais dificuldade em comparação com o desempenho médio dos colegas de classe.
Nesse caso, o reforço pode ocorrer no contraturno ou entre as aulas regulares. Uma dica interessante é realizar esse apoio pedagógico por intermédio de uma estratégia utilizada em sala de aula, aliando-se às necessidades de cada estudante, para que eles se sintam confortáveis e seguros nessa dupla jornada de estudos, evitando a sensação de um processo “punitivo”.
Recomposição de aprendizagem
A recomposição de aprendizagem surge como uma solução para os impactos do covid-19 na rotina escolar, como a defasagem de aprendizagem.
Essa metodologia envolve acolhimento, adaptação curricular, avaliação diagnóstica e contínua, assim como adaptação das práticas pedagógicas utilizadas durante o período de ensino online, formação de toda a equipe educacional e apoio por meio de material didático adequado.
A assessoria pedagógica
Para além do trabalho em sala de aula entre educador e discente, gestores e coordenadores devem estar ao lado dos professores para realizar a assistência pedagógica de acordo com o cenário de cada turma e com o material didático utilizado pela instituição.
Pensando nesses desafios internos, a Editora do Brasil oferece às escolas o trabalho de assessoria pedagógica para garantir a correta implantação dos materiais por elas adquiridos.
Com esse suporte, prestamos orientações conforme pede o contexto escolar de cada escola parceira, aliadas à disponibilização de formações para professores e gestores de todas as regiões do país.