A influência dos clássicos da literatura brasileira
11 de maio de 2023
Os clássicos da literatura brasileira são tão importantes quanto os registros que encontramos nos livros didáticos de História. Por meio dessas obras, nós nos deparamos com culturas e costumes diferentes dos da atualidade, verdadeiros retratos histórico-sociais do nosso país, e temos a oportunidade de lidar com textos de grande valor artístico-cultural.
Assim, no vestibular, a literatura busca avaliar o conhecimento e a capacidade de análise dos estudantes em diferentes campos do saber. Portanto, precisamos prepará-los para as reflexões que esse tipo de prova exige, rumo à vida universitária.
Clássicos em sala
Como bem sabemos, a leitura de autores brasileiros considerados clássicos da literatura pode ser bem pesada quando o jovem não tem o hábito da leitura ou o conhecimento necessário sobre a época em que a história foi criada.
Uma das formas de engajar o estudante nas leituras obrigatórias é estar lado a lado dele nessa nova jornada.
Comece por um resumo sobre o livro em questão, sua contextualização histórica, a biografia do autor e os temas que a obra aborda. A cada aula, leia trechos importantes e levante diálogos sobre determinados momentos da trama.
Um outro meio de acompanhar a leitura e compreensão por parte dos jovens é perguntando como tem sido esse processo: quais foram as dificuldades encontradas durante a leitura, quais foram os personagens que mais chamaram a atenção e quais são os seus pontos de vista sobre o enredo.
Literatura para todas as idades
Como o maior desafio de leitura dos clássicos da literatura brasileira é a estrutura dos textos, incluindo formas gramaticais e palavras arcaicas, um bom meio de manter os estudantes em contato com estas obras é pelas adaptações de clássicos.
Esse tipo de livro tem uma linguagem mais acessível, sem deixar de carregar os traços da obra original, que mantêm a essência do texto. Muitas vezes, são versões menores do que a do livro primário, com ilustrações ou, até mesmo, em formato de HQ (a famosa história em quadrinhos).
Trouxemos alguns exemplos de títulos de grandes autores brasileiros considerados clássicos da literatura adaptados pela Editora do Brasil. Venha conferir!
Missa do Galo e outros contos, de Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis, autor de obras românticas e realistas, é considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira.
Em “Missa do Gado e outros contos”, reunimos quatro contos literários adaptados à linguagem das HQs. Em cada um deles, é possível notar as maravilhas da narrativa machadiana, intercaladas por outros gêneros textuais.
A obra é perfeita para o primeiro contato dos jovens com o trabalho e mundo do autor.
O navio negreiro e outros cantos, de Castro Alves
Antônio Frederico de Castro Alves foi um poeta romântico de grande importância, sensível às questões sociais e crítico sobre a escravidão, a violência e o preconceito.
Na adaptação em HQ “O navio negreiro e outros cantos”, são apresentados textos com as mais diversas temáticas abordadas por Castro Alves, transpondo a palavra para o imagético de maneira poderosa.
O peru de natal e outros contos, de Mário de Andrade
Mário Raul de Morais Andrade foi multiartista e é um ícone da literatura nacional, inclusive por ser um dos fundadores do modernismo no Brasil. Conhecer suas obras e seus trabalhos é crucial para qualquer leitor brasileiro.
Em “O peru de natal e outros contos”, foi realizada uma adaptação dos seus originais em HQ que preserva seus contos com rigor e fidelidade, e também é possível encontrar outros textos produzidos pelo autor nos mais variados gêneros.