A linguagem científica nos livros didáticos do Ensino Médio

27 de novembro de 2020


A curiosidade é o primeiro impulso científico que todo ser humano experiencia. Pense nos bebês descobrindo seus dedinhos, balançando as mãos, colocando o pé na boca. Nesse processo, eles estão experimentando empiricamente e descobrindo o mundo. No mesmo sentido, a linguagem científica proposta para os jovens do Ensino Médio nos livros didáticos trazidos pelo PNLD 2021 segue essa premissa. 

As obras inscritas e submetidas à avaliação devem trabalhar, de forma sistematizada, com diversos processos cognitivos, tais como: observação, visualização, compreensão, organização, análise, síntese e comunicação de ideias científicas. Tudo isso conferindo especial ênfase à argumentação e aos processos de inferência. 

A aprendizagem por projetos nos livros didáticos

A investigação científica envolve reconhecer e delimitar problemas, levantar informações sobre o assunto, conhecimentos e, por fim, discutir as questões estudadas por diversos pontos de vista. Entre as atividades frequentemente identificadas como características desse processo, estão a observação e experimentação sistemáticas, o raciocínio indutivo e dedutivo e a formação e teste de hipóteses e teorias. 

A forma como é realizada em detalhes pode variar muito. Uma delas é o trabalho investigativo mediante projetos, que possibilita a integração entre teoria e prática, aliada à integração da escola e seu entorno. Nos livros didáticos do PNLD 2021, além dessas características, um dos grandes objetivos é a integração da própria turma, uma vez que os estudantes executam as atividades de forma colaborativa.

A integração com o educador também é imprescindível, já que quando realizada na escola, a investigação científica deve ser acompanhada de perto pelo docente, uma vez que não é uma tarefa fácil ou trivial: ela envolve pesquisa de informações, levantamento de dados, sistematização de ideias, elaboração de hipóteses, reflexão sobre o processo e, muitas vezes, debate de ideias, que conduz, no final, à apropriação de novos conceitos.

Linguagem científica nos projetos integradores

Dentre as obras do Objeto 01 inscritas e em avaliação no PNLD 2021, estão os Projetos Integradores. Esses, por sua vez,  apresentam seis projetos, quatro obrigatoriamente devem contemplar os temas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), Mediação de conflitos, Midiaeducação e o Protagonismo Juvenil. Além disso, devem desenvolver de forma prioritária as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por essa perspectiva, o STEAM tem especial sintonia com o desenvolvimento da linguagem científica. Isso porque é por meio dele que a competência geral 2 (pensamento científico, crítico e criativo) é desenvolvida. Nela, os jovens são instigados a exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências. O que inclui a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para pesquisar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas envolvidas.

Essa competência incentiva a contínua habilidade de fazer perguntas relevantes e alimentar a curiosidade pelas respostas nos jovens. Considerando que o ensino por investigação é uma importante estratégia na promoção do ensino-aprendizagem de conceitos múltiplos, bem como para formação cidadã de cada um, nas obras da Editora do Brasil inscritas em em avaliação no PNLD 2021, ele é empregado na aproximação dos estudantes com a natureza da própria ciência e da alfabetização científica.

Acesse nossa área de conteúdo exclusivo do programa, deguste as obras inscritas e saiba como os projetos envolvem o empirismo e a teoria das múltiplas áreas do conhecimento!

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.