A Midiaeducação no PNLD 2021

11 de novembro de 2020


Em todo o mundo, há uma necessidade crescente de que a Midiaeducação seja incluída no currículo escolar. As crianças e o jovens de hoje nascem em uma cultura multimídia. Não dependem apenas dos antigos meios de comunicação de massa para obter suas informações, pois acordam checando e-mails, recebendo notícias atualizadas nas redes sociais e assim por diante. 

Antes de sair do quarto, já sabem o que está acontecendo ao redor de seu ciclo de convívio e do mundo em geral. Se a escola antigamente era considerada um grande meio de socialização, hoje esse espaço é preenchido também por diversas mídias sociais. Nesse contexto, o PNLD 2021 traz a educação para mídia como tema integrador obrigatório nas obras de Projetos Integradores, pertencentes ao Objeto 01.

Segundo o edital, a Midiaeducação as obras inscritas e submetidas à avaliação devem trabalhar com o letramento midiático. Ou seja, oferecer aos jovens a oportunidade de entender como funciona a produção, circulação e apropriação de informações nas diversas mídias que existem contemporaneamente. O objetivo final é não só fomentar uma análise crítica (no sentido de diagnóstico), mas também uma análise criativa e propositiva. Entretanto, o processo de se estudar as diversas mídias não pode ser desassociado da respectiva produção delas, o que significa que devem aprender sobre mídias produzindo mídias.

Midiaeducação e a BNCC

Como tema integrador, a Midiaeducação deve trabalhar de forma prioritária as seguintes competências gerais da BNCC: 7 (Argumentação), 4 (Comunicação) e 5 (Cultural digital). Na competência 7 o intuito é ensiná-los a argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. Assim terão fundamentos para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos. Além da consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. Sempre com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmos, dos outros e do planeta.

Já na competência 4, devem aprender a utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital. Bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemáticas e científicas, para assim se expressarem e partilharem informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos sendo, então, capazes de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Por fim, na competência 5, o trabalho envolve compreenderem, utilizarem e criarem tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica. Na mesma proporção, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares). Dessa forma serão capazes de se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

A Midiaeducação nas obras da Editora do Brasil

Na obra de Linguagens e suas Tecnologias, da Coleção Conhecer e Transformar, inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 pela Editora do Brasil, a Midiaeducação aparece no projeto “Se esta mídia fosse minha…”. Nele Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física se unem para ampliar o conhecimento dos estudantes. O produto final é um site criado e alimentado pela própria turma. O professor age como líder e os jovens como produtores críticos de conteúdo. Outro projeto que tem como tema integrador a Midiaeducação está presente na obra de Matemática e suas Tecnologias, da Coleção Integração e Protagonismo, também inscrita e submetida à avaliação nesta edição do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Nomeado “Letramento digital e nossa visão do mundo”, ele funciona como um guia de orientações para verificação de informações nos diversos meios de comunicação em formato de vídeo.

Os adolescentes de hoje vivem uma experiência cultural diferente da dos mais velhos, com novas formas de perceber, sentir, ouvir e ver. Essas dimensões não devem ser ignoradas na educação para a mídia. Muito pelo contrário, não adianta ficar alarmado ou reagir defensivamente, a escola deve analisar e tentar se aproximar dessa cultura jovem da melhor forma possível. É por isso que as obras da Editora do Brasil, inscritas e submetidas à avaliação no programa, se contextualizam a partir de temáticas que rodeiam os estudantes, para que o protagonismo nasça junto da criatividade, interação e comunhão do grupo.  

Dessa forma, os temas estão relacionados à questões que vão desde conflitos particulares da idade escolar – como trabalho com jogos e questões alimentares – até problemas mundiais, como o aquecimento global, passando por temas regionais, como a ressignificação de espaços, os problemas nacionais relacionados à Educação Financeira e o letramento digital. Esta proposta baseada em projetos integrados garante a flexibilização de sua aplicação em qualquer momento ao longo do Ensino Médio, ou seja, o professor escolhe o período em que cada projeto pode contribuir com o trabalho em sala de aula, complementando-o.

Quer saber mais sobre as outras obras dessas coleções inscritas e submetidas à avaliação? Acesse a página de conteúdo exclusivo do PNLD 2021 da Editora do Brasil.

Fonte: Edital Consolidado PNLD 2021 – 28/10/2020.

Por que escolher as obras da Editora do Brasil

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