Afinal, o que é pronome neutro?

20 de janeiro de 2022


A escolha do pronome correto para os casos em que o gênero de uma pessoa é desconhecido ou não está de acordo com as normas sociais é um tema que tem sido muito discutido e debatido. Os livros de gramática explicam que há os pronomes de gênero “ele” e “ela” para se referir a um indivíduo na terceira pessoa. Como os pronomes de gênero neutro só recentemente se tornaram mais comuns, é provável que você não tenha certeza de como usá-los ou mesmo não saiba o que é pronome neutro.

LEIA TAMBÉM: Propostas para uma sala de aula envolvente

O que é pronome neutro e qual seu objetivo? 

O gênero neutro propõe uma terceira letra para além do “a” e do “o”, as chamadas vogais temáticas, como forma de não especificar gênero do indivíduo e se referir a todas as pessoas. Por exemplo, ao invés de dizer “bem-vindo” ou “bem-vinda”, se diz “bem-vinde”. Em relação ao pronome neutro, ‘ele’ e ‘ela’ podem se tornar ‘elu’/’delu’, por exemplo, visto que o masculino é marcado com a letra “e” aqui. Acontece que as discussões sobre o que é pronome neutro e como funciona o pronome neutro têm rendido muitas polêmicas.

Por um lado, seu uso é recomendado como uma das etapas mais críticas da inclusão, vide as práticas sugeridas por um estudo de 2010 da GLSEN (Gay, Lesbian & Straight Education Network, organização educacional norte-americana) para a criação de salas de aula seguras. Segundo a pesquisa, discutir a identidade e a expressão de gênero, bem como os construtos sociais sobre o tema, poderia ajudar os alunos a aceitarem melhor as identidades uns dos outros.

Por outro, entra-se em questões linguísticas sobre as concepções sociais e gramaticais de gênero em um idioma, já que os gêneros gramaticais não necessariamente têm o sexo como critério de distinção. Exemplos disso são as palavras “pessoa”, “criança”, “gente” e “indivíduo”, em que fica claro que gênero gramatical não é o mesmo que biológico. 

No português, a forma neutra coincide com a masculina em vários casos (por geralmente terminar em “o”), o que leva muitas pessoas a pensarem que uma estrutura está no masculino, quando na verdade, é neutra. O debate sobre o que é pronome neutro fica ainda mais complexo quando pensamos que algumas línguas, como chinês e persa, não atribuem um gênero aos substantivos ou já possuem uma forma neutra de gênero para as pessoas. Quando analisamos o latim, por exemplo, vemos ainda que o idioma possui três gêneros: o masculino, o feminino e o neutro. 

E você, o que pensa sobre a linguagem neutra? Há uma forma de converter os dois pontos de vista em prol da inclusão?

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.