Aprender brincando na Educação Infantil
4 de novembro de 2020
A importância da educação infantil está diretamente ligada a segunda meta de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. Esta, por sua vez, visa “até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário”.
Pesquisas científicas dos últimos 30 anos apontam que o período mais importante do desenvolvimento humano é do nascimento até os oito anos de idade. Isso, porque durante essa época há a formação de habilidades cognitivas e do bem-estar emocional. Bem como da competência social e construção da saúde física e mental. Embora a aprendizagem ocorra ao longo da vida, na primeira infância, ela tem uma velocidade inigualável.
Vide a importância dessa fase, educadores estão repensando como ensinar as crianças a explorar seu enorme potencial de aprendizagem. Nessa demanda, brincar é uma das maneiras mais importantes de adquirir conhecimentos. Por isso, escolas devem criar oportunidades e ambientes que promovam o aprender brincando, a exploração e a aprendizagem prática na Educação Infantil.
A potência do aprender brincando na Educação Infantil
Simples jogos de esconde-esconde, sacudir um chocalho ou cantar uma música são muito mais importantes do que apenas uma maneira de passar o tempo. Eles ensinam as crianças sobre comunicação, desenvolvem suas habilidades motoras e ajudam na solução de problemas.
Algo tão fácil como empilhar e derrubar blocos permite que as crianças descubram conceitos matemáticos e científicos, incluindo formas, gravidade, equilíbrio e contagem. Esses jogos são vitais para lançar as bases da Educação Infantil que, na maioria das vezes, começa com os pais ou responsáveis interagindo, brincando e respondendo à criança. Assim, uma parceria entre as famílias e a escola acontece quando a matrícula é feita.
Esse apoio é fundamental para ajudá-los a compreender a importância do brincar para seus filhos e para lhes dar ideias sobre como trabalhar com o que têm. Por exemplo, utensílios domésticos simples, como xícaras e colheres, que podem se tornar grandes estimuladores intelectuais em uma casa.
Brincar é significativo
Para incentivar o aprender brincando na Educação Infantil e garantir os estímulos certos, as brincadeiras devem ser significativas. Ou seja, devem dar a criança uma escolha sobre o que ela quer fazer; assim como manter o teor divertido e agradável; deixar a aprendizagem dos jogos evoluir espontaneamente, ao invés de dar um roteiro para seguirem. Além de criar um ambiente livre de riscos, onde se permite experimentar novas ideias.
Nas brincadeiras significativas, as crianças são participantes ativas. Por exemplo, em vez de receber passivamente uma aula, elas assumem papéis ao lado de seus colegas e respondem às outras crianças de acordo com as atividades propostas.
Já adulto, Albert Einstein se lembrou de uma anedota de sua infância que exemplifica perfeitamente o significado do brincar na Educação Infantil. Aos cinco anos, ele ficou doente de cama e seu pai lhe deu uma bússola magnética de bolso para se distrair. Einstein passou horas torcendo a bússola, imaginando como a agulha sempre sabia apontar para o norte. Foi essa experiência que inspirou seu interesse pela descoberta científica.
Crianças brincam para dar sentido ao mundo ao redor delas e para encontrar significado em uma experiência a conectando com algo já conhecido. Dessa forma, é através da brincadeira que elas expressam e expandem a compreensão de suas experiências. Nesse sentido, brincar e aprender são movimentos empíricos de um processo científico. Toda criança, ao brincar, pratica suas habilidades, testa possibilidades, revisa hipóteses e descobre novos desafios, levando a aprendizagem a um nível mais profundo.
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