As múltiplas naturezas da diversidade aplicadas ao Ensino Médio

21 de maio de 2021


O livro Diversidade: quem é você no mundo?, que faz parte da coleção InterAção: Linguagens, foi escrito pensando em como os educadores irão construir seu caminho pedagógico de acordo com o Novo Ensino Médio que, desde 2017, uniu diversas disciplinas: Artes (compreendendo artes visuais, teatro, música e dança), Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. Por mais desafiador que possa parecer, este é um caminho que pode ser trilhado com muita confiança e tranquilidade, e a proposta da Editora do Brasil é apoiar integralmente os professores nessa jornada.

Nesse livro, são trabalhados três temas, distribuídos ao longo das unidades: Cultura, Diversidade e Patrimônio. Considerando que discussões em tais sentidos são fundamentais para a formação integral do estudante como cidadão, capítulos e seções foram organizados de forma a construir um ambiente de protagonismo do estudante, que é a todo momento colocado no centro das discussões.

Um exemplo disso pode ser observado nas discussões acerca do patrimônio, localizadas na Unidade 3: “O patrimônio hoje… E amanhã?”. Na seção “Patrimônios afetivos”, propõe-se que os estudantes reflitam sobre locais, bens materiais e lugares de memória e que escolham, posteriormente, um lugar que seja significativo para eles e para a comunidade na qual vivem. No decorrer deste processo, professores e alunos são convidados a observar o seu entorno e as diferentes realidades que os cercam. 

Mas o que pode significar isso para os jovens do Ensino Médio?

Essa é uma das formas mais efetivas de exercitar a empatia. Ademais, essa mediação também auxilia na construção de um olhar crítico sobre suas próprias vidas, ampliando a percepção e consciência social. Cada estudante do Ensino Médio pode se tornar um possível agente de mudança de seu futuro, uma vez que este livro tem como um de seus objetivos principais a formação de cidadãos conscientes em relação à responsabilidade social de cada um, ampliando conceitos relativos à diversidade cultural, gênero, questões raciais, entre outros.

Da mesma maneira, essas questões são tratadas também na Unidade 1, “Como convivemos com as diferentes culturas”, e na Unidade 2, “Quem é aquele que vem em minha direção”. Assim, por meio de práticas que envolvem as diferentes linguagens das disciplinas Arte, Língua Portuguesa e Educação Física, são construídos posicionamentos, reflexões e ações para que todos se observem como cidadãos, estimulando a participação ativa como integrante da comunidade e do mundo.

Camila Bomfim e equipe de Linguagem

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.