As múltiplas naturezas da diversidade aplicadas ao Ensino Médio

21 de maio de 2021


O livro Diversidade: quem é você no mundo?, que faz parte da coleção InterAção: Linguagens, foi escrito pensando em como os educadores irão construir seu caminho pedagógico de acordo com o Novo Ensino Médio que, desde 2017, uniu diversas disciplinas: Artes (compreendendo artes visuais, teatro, música e dança), Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. Por mais desafiador que possa parecer, este é um caminho que pode ser trilhado com muita confiança e tranquilidade, e a proposta da Editora do Brasil é apoiar integralmente os professores nessa jornada.

Nesse livro, são trabalhados três temas, distribuídos ao longo das unidades: Cultura, Diversidade e Patrimônio. Considerando que discussões em tais sentidos são fundamentais para a formação integral do estudante como cidadão, capítulos e seções foram organizados de forma a construir um ambiente de protagonismo do estudante, que é a todo momento colocado no centro das discussões.

Um exemplo disso pode ser observado nas discussões acerca do patrimônio, localizadas na Unidade 3: “O patrimônio hoje… E amanhã?”. Na seção “Patrimônios afetivos”, propõe-se que os estudantes reflitam sobre locais, bens materiais e lugares de memória e que escolham, posteriormente, um lugar que seja significativo para eles e para a comunidade na qual vivem. No decorrer deste processo, professores e alunos são convidados a observar o seu entorno e as diferentes realidades que os cercam. 

Mas o que pode significar isso para os jovens do Ensino Médio?

Essa é uma das formas mais efetivas de exercitar a empatia. Ademais, essa mediação também auxilia na construção de um olhar crítico sobre suas próprias vidas, ampliando a percepção e consciência social. Cada estudante do Ensino Médio pode se tornar um possível agente de mudança de seu futuro, uma vez que este livro tem como um de seus objetivos principais a formação de cidadãos conscientes em relação à responsabilidade social de cada um, ampliando conceitos relativos à diversidade cultural, gênero, questões raciais, entre outros.

Da mesma maneira, essas questões são tratadas também na Unidade 1, “Como convivemos com as diferentes culturas”, e na Unidade 2, “Quem é aquele que vem em minha direção”. Assim, por meio de práticas que envolvem as diferentes linguagens das disciplinas Arte, Língua Portuguesa e Educação Física, são construídos posicionamentos, reflexões e ações para que todos se observem como cidadãos, estimulando a participação ativa como integrante da comunidade e do mundo.

Camila Bomfim e equipe de Linguagem

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h