Benefícios do apoio familiar na vida escolar

17 de maio de 2023


Durante o processo de aprendizagem de crianças e jovens, é indispensável o apoio familiar e escolar junto aos estudantes. Dessa maneira, eles poderão se sentir motivados e preparados para superar desafios e se abrir para o conhecimento.

A instituição educacional tem um papel fundamental para o auxílio aos familiares e responsáveis, que, por sua vez, podem tornar o ambiente familiar em um complemento da sala de aula.

Os benefícios do apoio familiar no incentivo ao estudo

Como bem sabemos, a leitura de autores brasileiros considerados clássicos da literatura pode ser bem pesada quando o jovem não tem o hábito da leitura ou o conhecimento necessário sobre a época em que a história foi criada.

Uma das formas de engajar o estudante nas leituras obrigatórias é estar lado a lado dele nessa nova jornada.

Comece por um resumo sobre o livro em questão, sua contextualização histórica, a biografia do autor e os temas que a obra aborda. A cada aula, leia trechos importantes e levante diálogos sobre determinados momentos da trama.

Um outro meio de acompanhar a leitura e compreensão por parte dos jovens é perguntando como tem sido esse processo: quais foram as dificuldades encontradas durante a leitura, quais foram os personagens que mais chamaram a atenção e quais são os seus pontos de vista sobre o enredo.

Literatura para todas as idades

O incentivo ao estudo deve começar nas tarefas cotidianas, que envolvem o desenvolvimento cognitivo e social do jovem e os ajuda nas suas atividades escolares. Essas atitudes favorecem o acompanhamento da evolução dos pequenos e dos adolescentes pelos pais ou responsáveis.

Quando os estudantes podem contar com uma rede de apoio familiar, é possível observar melhorias no desempenho escolar, expressas por intermédio de maior rendimento e motivação, disciplina e bons resultados. Tal apoio ainda afeta positivamente a saúde mental e emocional dos jovens.

Por isso, é interessante que coordenadores e educadores ensinem aos familiares meios de promover um ambiente acolhedor e estimulador e de viabilizar a autonomia do estudante nas tarefas do dia a dia, seja em casa ou na escola, além de criar o hábito da leitura junto ao estudante.

Esse contato acontece por meio de reuniões, conversas e atividades pedagógicas que também incluam os pais e responsáveis a fim de desenvolverem um trabalho coletivo que encontre modos de resolver dificuldades percebidas em sala de aula.

Como educadores e instituições de ensino podem incluir os familiares no cotidiano escolar dos estudantes?

Pensando em estreitar os laços com os pais e responsáveis, a Editora do Brasil separou algumas ideias de como convidar parentes e responsáveis a vivenciarem atividades junto aos estudantes dentro das escolas. Confira!

Educação Infantil: clube do livro

A leitura é uma habilidade crucial para o aprendizado dos estudantes em todas as áreas do conhecimento. Então, por que não estruturar um clube do livro mensal, em que os familiares se engajem para ler algumas histórias para as crianças?

Aqui, a ideia é que todo o processo de leitura seja divertido e descontraído, de modo que todos aprendam e compartilhem experiências.

Uma dica para o primeiro encontro do clube é a obra “Como o vovô vem nos buscar?”, de Fábio Sgroi. A história explora os meios de transporte durante a tentativa de a protagonista adivinhar como o vovô irá buscá-la; trata-se de uma narrativa perfeita para pequenos leitores em alfabetização.

Ensino Fundamental: exposição de trabalhos e projetos

Organizar um evento de exposição de trabalhos e projetos desenvolvidos no semestre ou no ano letivo também promove o apoio familiar, já que a família estará prestigiando os materiais produzidos pelos próprios estudantes.

Essa é uma das melhores maneiras de mostrar o que está acontecendo em sala de aula e como os jovens têm absorvido o conteúdo.

Além de aproximar pais e responsáveis do cotidiano escolar, essas atividades fazem os estudantes passarem a se sentir reconhecidos pelo desempenho e resultados, motivando-os a interagir entre as turmas.

Ensino Médio: ações sociais

Pensando em uma educação ainda mais humanizada, o trabalho social é uma boa maneira de colocar parentes e estudantes em contato com a comunidade ao redor da instituição de ensino.

Neste caso, a ação social pode acontecer na escola, ao receberem doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene, por exemplo. Separar uma data para que pais e responsáveis estejam presentes na separação e entrega dos produtos arrecadados, junto a professores e estudantes, pode ser uma ação envolvente para as famílias.

 

Independente de qual seja a abordagem para aproximar pais e responsáveis do ambiente escolar e fortalecer o apoio familiar, é indispensável que esse ato incentive o contato mais próximo com a realidade em sala de aula, destacando as necessidades e facilidades dos discentes.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h