27 de novembro de 2025
Por que entender os objetivos de cada área faz diferença na prática escolar?
Em poucas palavras: cada disciplina, além de seu conteúdo específico, desenvolve habilidades cognitivas, sociais e culturais que são fundamentais para os desafios atuais e para a transição ao Ensino Médio. Trabalhar com clareza esses objetivos desde os Anos Finais pode transformar o percurso escolar em um processo mais autônomo, conectado e significativo. Anos Finais: uma [...]
Ler mais >
20 de novembro de 2025
10.639 e 11.645: leis que todo mundo deveria levar a sério
Em poucas palavras: Falar sobre racismo na escola é urgente e possível. Neste texto, mostramos como as Leis 10.639/03 e 11.645/08 criaram o marco legal para uma educação antirracista, por que essa pauta não é “opcional” e como ela pode (e deve) começar desde cedo, com propostas didáticas reais como o Almanaque Afro-Indígena. Por que [...]
Ler mais >
13 de novembro de 2025
Volta às aulas 2026: guia rápido para gestores escolares
Em poucas palavras: O período entre o recesso e a volta às aulas é estratégico para colocar a casa em ordem, revisar metas, ajustar rotas e preparar o time. Veja neste guia o que sua instituição pode fazer agora para começar 2026 com mais foco e menos improviso. O recesso não é pausa: é virada [...]
Ler mais >
6 de novembro de 2025
Ler em voz alta: como essa prática desenvolve a fala e o repertório das crianças?
Em poucas palavras: a leitura em voz alta é uma ponte entre escuta e escrita, que amplia o vocabulário, a fluência e a confiança comunicativa das crianças. Neste post, exploramos como essa estratégia fortalece a oralidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Vamos começar com uma história? A pergunta, dita num canto da sala, pode [...]
Ler mais >
30 de outubro de 2025
Brincar na escola é coisa séria e pode transformar o currículo
Em poucas palavras: na escola, é comum ouvir que a hora de brincar vem “depois da lição”. Mas e se fosse o contrário? E se o brincar fosse a própria lição, o caminho e o conteúdo ao mesmo tempo? Brincar é aprender com o corpo inteiro Quando uma criança monta uma torre, inventa uma história [...]
Ler mais >
23 de outubro de 2025
Diversidade linguística na escola: por que acolher vozes é ensinar mais
Em poucas palavras: a diversidade linguística está presente em cada sala de aula do Brasil e negá-la é também negar a identidade dos estudantes. Quando o educador acolhe os sotaques, expressões e ritmos de fala de seus alunos, ele ensina pertencimento, respeito e cidadania. Toda escola tem um sotaque. A sua reconhece o próprio? “É [...]
Ler mais >













