#BlogDaBrasil
4 de janeiro de 2021
A alfabetização digital, à primeira vista, pode ser um conceito intimidador. Com os avanços tecnológicos se expandindo para partes inesperadas do dia a dia, é difícil determinar quais ferramentas ou habilidades específicas são necessárias e adequadas à interação neste meio. Inclusive, é errôneo esperar que a geração de jovens de hoje, do Ensino Fundamental ao [...]
Ler mais >
18 de dezembro de 2020
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deixa claro que ser cidadão no mundo atual ultrapassa o domínio da alfabetização das palavras e frases, atingindo, também, o letramento matemático como essencial para a leitura do mundo através do entendimento e da compreensão de números, expressões, gráficos, tabelas, funções, matrizes, entre outros. Nesse sentido, segundo o PNLD [...]
Ler mais >
16 de dezembro de 2020
O Novo Ensino Médio torna obrigatório o desenvolvimento do Projeto de Vida com os estudantes de todas as escolas. Com sua inserção, nutre-se um espaço de autodesenvolvimento, capaz de prover tanto experiências individuais, quanto coletivas. Fundamentada na BNCC, essa reformulação busca trazer a possibilidade de projetar, conceber e concretizar o que está por vir na [...]
Ler mais >
14 de dezembro de 2020
O projeto integrador busca sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o decorrer do currículo acadêmico. Da mesma forma, oferece a possibilidade de vivência prática mediada por temas que permeiam conhecimentos de situações reais. Além disso, o projeto deve propiciar o contato com a estrutura de pensamento científico. No Ensino Médio, essa possibilidade tem especial [...]
Ler mais >
11 de dezembro de 2020
A campanha de rematrícula escolar de 2021 começou há alguns meses. Entretanto, com a aproximação do fim deste ano e início do próximo, mesmo com as incertezas sobre como ele será, aumentam-se as expectativas e ansiedade sobre a tratativa entre famílias e escolas. Durante a crise ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), foi o momento de [...]
Ler mais >
7 de dezembro de 2020
O ensino híbrido é apontado como uma das grandes tendências educacionais para o pós-Covid. As incertezas com relação ao futuro da pandemia fortaleceram a ideia de manter o ensino parte presencial e parte online, mas esta metodologia está longe de ser apenas uma transposição da aula para o meio digital. Como uma abordagem ativa, o [...]
Ler mais >