#BlogDaBrasil
30 de junho de 2020
Em 2001, o educador americano Marc Prensky cunhou o termo nativo digital para se referir à geração de crianças que, desde o nascimento, já está inserida no meio digital. Não é difícil, por exemplo, encontrarmos os pequenos nas redes sociais, postando vídeos onde interagem com internautas e realizando tantas outras ações que até mesmo representam certa dificuldade [...]
Ler mais >
26 de junho de 2020
A rotina escolar mudou. Mesmo após o fim da pandemia, o “novo normal” certamente trará consigo muito mais espaço para a tecnologia dentro da sala de aula. Por hora, entretanto, as aulas on-line se configuram como única opção para que os jovens prossigam com seus estudos. A modalidade representou muitos desafios para os professores, principalmente nas primeiras [...]
Ler mais >
16 de junho de 2020
Escolher bons livros para jovens pode ser uma tarefa difícil para o professor: a narrativa não deve ser infantilizada demais – nem muito adulta, e, de alguma forma, deve segurar a atenção do leitor de forma natural. Quando consideramos o protagonismo do estudante como um fator decisivo na hora de escolher um livro literário para [...]
Ler mais >
11 de junho de 2020
Desde março, as escolas do Brasil inteiro se viram diante da necessidade de adaptar seus conteúdos para o modelo remoto, forçando o aprimoramento de uma metodologia de aulas on-line. Paralelamente, outro desafio se impõe, cobrando ações rápidas dos gestores escolares: a urgência em minimizar os impactos financeiros que surgem por todos os lados – literalmente. Como [...]
Ler mais >
5 de junho de 2020
As questões que envolvem as aulas remotas desde o início da quarentena alimentaram discussões sobre plataformas intuitivas para estudantes e professores, ferramentas digitais que incentivam as metodologias ativas e muitos outros temas acerca da educação dos jovens. Até mesmo aqui, no blog da Editora do Brasil, já demos diversas dicas e exemplos de como trabalhar [...]
Ler mais >
29 de maio de 2020
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, até o dia 26 de maio, já passa de um bilhão o número de estudantes com aulas prejudicadas devido a pandemia de COVID-19 em todo o mundo. O Brasil faz parte dos 150 países cujo fechamento de escolas se [...]
Ler mais >