Coleção Brincando com os Números
Brincando com os Números atende 100% à BNCC, mantendo a bem-sucedida organização interna das unidades, como na edição anterior: situação de contextualização → apresentação do conceito → atividades → problemas.
Em cada unidade é trabalhada essencialmente uma única unidade temática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora, em momentos pertinentes, outras possam estar presentes, principalmente no que se refere ao pensamento algébrico e ao trabalho com gráficos e tabelas.
- Seção Desafio: novidade nesta edição, apresenta situações mais complexas, que exigem do aluno estratégias variadas e raciocínio lógico.
- Grande variedade de atividades! A seção Atividades tem como característica a sistematização do conceito aprendido, além de oferecer atividades de cálculo mental e de estimativa e promover o uso da calculadora.
- A seção Problemas propõe a aplicação dos conceitos para resolver situações-problema de maneira contextualizada e próximas da realidade dos estudantes, além de oportunizar a elaboração de problemas pelas próprias crianças.
- Atividades lúdicas, normalmente em duplas ou em grupos, são propostas na seção Brincando.
- Atividades de pesquisa que podem ser realizadas em sala de aula ou em casa, a critério do professor, estão presentes na seção Pesquisando.
- O uso de tecnologias digitais exigido pela BNCC é trabalhado na nova seção Se liga no digital, que apresenta atividades com planilhas eletrônicas e software de geometria dinâmica de maneira bem amigável e atrativa, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento do pensamento computacional.
- Audiovisuais
- Videoaulas
- Jogos
- Manual do Professor impresso e digital
- Objetos Educacionais Digitais
- Atividades interativas (quizzes dinâmicos e infográficos interativos)
- Banco de questões e avaliações
- Planejador de aula
- Sequências didáticas – Isto pode virar aula
- Audiovisuais
- Videoaulas
- Jogos
- Livro impresso e digital
- Objetos Educacionais Digitais
- Atividades interativas (quizzes dinâmicos e infográficos interativos)