Como ajudar alunos com TDAH em sala de aula?
11 de novembro de 2022
Para florescerem em sala de aula, alunos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade) requerem um olhar que considere suas particularidades. Ou seja, um educador que saiba que não é que eles não estejam dispostos a aprender, mas os métodos de ensino implementados para alunos regulares que precisam de adaptações.
É importante que quem trabalha com educação saiba adaptar as tarefas e a configuração da sala de aula para uma verdadeira inclusão, assim como saber reconhecer os sintomas e evitar cair no senso comum que mistifica as pessoas dentro do transtorno.
Alunos com TDAH: Características
Um aluno com TDAH provavelmente demonstrará alguns dos seguintes comportamentos:
- Impulsividade – agir antes de pensar e interromper conversas;
- Hiperatividade – ser incapaz de ficar parado, constantemente inquieto e com movimento excessivo;
- Desatenção – curto período de atenção, facilmente distraído, incapaz de se concentrar nas tarefas, mudar constantemente de atividade, parecer incapaz de seguir instruções e esquecimento.
Estratégias pedagógicas para TDAH
Existem algumas estratégias pedagógicas para TDAH capazes de fazer a diferença na vida dos estudantes, mas é importante ressaltar que qualquer que seja o caminho escolhido, ele vai exigir estudo e treinamento pessoal treinado, incluindo professores, conselheiros ou psicólogos.
Construa um relacionamento com os pais do estudante
É importante que você estabeleça uma relação de trabalho com os pais do aluno com TDAH. São eles quem melhor conhecem o filho e são uma fonte de informações para abastecer quaisquer estratégias que funcionem ou não.
Ao identificar um estudante dentro do quadro, converse com a família e pergunte sobre os pontos fortes, fracos, interesses e realizações fora da escola.
Gestão comportamental
A abordagem de gerenciamento comportamental busca incentivar os comportamentos positivos de um aluno, por meio de sistemas de recompensa ou um boletim diário, e desencorajar seus comportamentos negativos.
Estabeleça assentos
Sim, parece estranho escolher e demarcar lugares, mas você deve sentar perto do aluno com TDAH. Isso ajudará a monitorar se ele está no caminho certo. Também é importante que ele fique afastado das distrações, longe de portas, janelas e colegas barulhentos.
Treinamento organizacional
O treinamento organizacional ensina às crianças a gerenciar tempo, habilidades de planejamento e maneiras de manter os materiais escolares organizados para otimizar o aprendizado e reduzir as distrações.
Seja claro e direto
No lugar de buscar apenas atividades para TDAH, concentre-se também em ter uma atitude adequada dentro da rotina diária e personalizada para o seu estudante. O professor deve, assim, simplificar todas as instruções, ser direto ao dividir as tarefas e atribuições, além de ser paciente e estar preparado para repetir as instruções com frequência.
Divida as tarefas em etapas
Lições e projetos grandes devem ser divididos em partes menores, variando o conteúdo e os materiais. Isso ajuda a manter a atenção. Sempre que possível, também tome o cuidado de tornar as atividades interativas.
Conheça o livro “Educação Inclusiva de Bolso – O desafio de não deixar ninguém para trás”
Se você chegou até aqui, é um educador preocupado com a educação inclusiva, que sabe que esse é um direito de todas as pessoas. Mas sabe de onde veio essa ideia?
O livro “Educação Inclusiva de Bolso – O desafio de não deixar ninguém para trás” apresenta o surgimento do conceito de educação inclusiva e seu registro em acordos internacionais e nas políticas públicas brasileiras, bem como suas consequências para o planejamento das escolas e das estratégias didáticas usadas em sala de aula.
Vale a leitura!