Como aprofundar os conteúdos de Química com os itinerários formativos?

4 de novembro de 2024


Desperte novas ideias com essa explicação rápida da professora e autora de livros didáticos, Juliana Maia

Os itinerários formativos são desenvolvidos a partir de quatro eixos: investigação científica, processos criativos, empreendedorismo, mediação e intervenção sociocultural. Esses eixos podem ser utilizados para explorar diversos vieses da Química, abrangendo o aprofundamento conceitual, a aplicação e a utilização dos conceitos para a tomada de decisão no mundo em que vivemos. Um exemplo de abordagem que perpassa os quatro eixos dos itinerários formativos é a investigação das propriedades físico-químicas do álcool e da gasolina (primeiro eixo), por meio de uma atividade investigativa que aborda os conceitos de estrutura da matéria, classes orgânicas, interações intermoleculares, polaridade das substâncias, densidade, termoquímica e poder calorífico.

Itinerários formativos: como aplicá-los em sala de aula

O segundo e o terceiro eixo poderiam envolver uma situação-problema em que o estudante é convidado a escolher entre o álcool ou a gasolina como combustível com base em fatores ambientais, sociais e econômicos. No quarto eixo, o estudante é convidado a explorar carreiras profissionais que envolvem a produção e a comercialização de combustíveis, bem como profissões relacionadas ao desenvolvimento de combustíveis sustentáveis.

Metodologia RPG: como estimular o protagonismo e o comprometimento dos estudantes

Os temas “drogas e o sistema nervoso” e “bebidas alcoólicas e o risco que apresentam”, por exemplo, podem ser desenvolvidos a partir de uma investigação científica, tanto experimental quanto por levantamento de dados, para a construção de um panorama com base na realidade em que os estudantes vivem. A metodologia Role-Playing Game (RPG), traduzida como “jogo de interpretação de papéis”, é ideal para estimular o protagonismo e o comprometimento dos estudantes durante os processos educativos. No âmbito dessa metodologia, os estudantes poderão desenvolver a sua capacidade de argumentação.

Sobre Juliana Maia

Autora de livros didáticos da Editora do Brasil, no ensino de Química. Educadora, licenciada em Química e Pedagogia, Mestre e Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Tem ampla experiência em pesquisas na área de formação docente, com foco na valorização dos professores, suas subjetividades pessoais e profissionais e sua atuação docente sob a ótica da criação de sentido nos seus processos de ensino e aprendizagem.

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