Como desenvolver competências e habilidades do século XXI usando o Projeto de Vida?

26 de agosto de 2020


Em uma sociedade cada vez mais conectada e exigente, quais são as competências e habilidades para o século XXI, que o dia a dia cobrará dos estudantes? Criatividade e capacidade de trabalhar em equipe? Pensamento crítico e liderança? Domínio das tecnologias digitais?

Para a UNESCO (2015, p.15), essas competências devem visar empoderar estudantes “para que eles se engajem e assumam papéis ativos, tanto local quanto globalmente, para enfrentar e resolver desafios globais e, por fim, contribuir de forma proativa para um mundo mais justo, pacífico, tolerante, inclusivo, seguro e sustentável”.

Dessa forma, as competências e habilidades para o século XXI variam de nação para nação, de vivências para vivências. Não há nenhum modelo “padrão” para a implementação. Em países onde há conflitos intensificados ou em contextos pós-conflitos, a educação para a cidadania global considera a educação para a paz. Já na Ásia, ela inclui ser uma boa pessoa e um bom cidadão, por exemplo.

Na realidade do Brasil, como poderia se dar o trabalho com essas competências e habilidades?

Competências e habilidades do século XXI para pensar o futuro

Se a educação para a cidadania global pode ser aplicada de diferentes formas e em diferentes contextos, ao mesmo tempo, ela tem competências em comum em todas essas aplicações. A primeira delas é capacitar os estudantes para uma atitude apoiada por um entendimento de múltiplos níveis de identidade. Assim como, para o potencial de uma identidade coletiva que transcenda diferenças culturais, religiosas e étnicas.

Em seguida, capacitá-los para um conhecimento profundo de questões globais e valores universais, como justiça, igualdade, dignidade e respeito. Além de habilidades cognitivas para pensar de forma crítica, sistêmica e criativa. Isso inclui a adoção de uma abordagem de multiperspectivas que reconheça os variados ângulos das questões.

Por fim, habilidades não cognitivas, incluindo habilidades sociais, como empatia e resolução de conflitos. Sem esquecer das habilidades de comunicação e aptidões para networking e para a interação com pessoas de diferentes contextos, origens, culturas e perspectivas.

Tudo isso pode e deve ser trabalhado por meio do Projeto de Vida.

Itinerários Formativos: 3ª edição da Arco43 em Revista

Projeto de Vida

O Projeto de Vida representa o pensar no futuro por meio do que o estudante quer ser e fazer em sua vida, bem como aprender as possibilidades de alcançá-lo. Em um amplo sentido, é o caminho de conscientização das trilhas de aprendizagem, valores, competências e, também, das dificuldades que podem ser encontradas ao decorrer do processo.

O Novo Ensino Médio torna obrigatório que ele seja trabalhado em sala de aula e desenvolva habilidades como cooperação, saber defender ideias, entender tecnologias, compreender, respeitar e analisar o mundo ao redor.

Não se trata de uma disciplina isolada, mas sim de um processo de aprendizagem que enfoca não apenas o que os estudantes aprendem, mas como aprendem, porque aprendem e em variados campos. Esses podem incluir orientação vocacional e profissional, preparação para o mundo do trabalho, além de atividades para trabalhar a capacidade de definir objetivos para a vida pessoal, acadêmica, profissional e cidadã. Assim, todos podem aprender a se organizar para alcançar suas metas, exercitarem a determinação, a perseverança e a autoconfiança para realizar projetos presentes e futuros.

Dentro do Projeto de Vida e suas aplicações, o professor pode trabalhar as competências e habilidades para o século XXI ao encorajar uma postura questionadora e abrir espaços para que os discentes possam expor o que sabem sobre os assuntos debatidos.

Além disso, é oportuno gamificar as aulas e incentivar que todos participem dos desafios. Nesse processo, o professor é um facilitador, responsável por gerir, dar o feedback e ajudar a todos a compreender os próprios processos de aprendizagem.

É cabível gerar identificação, ensinando através de exemplos, passo a passo, etapa a etapa. Da mesma forma, trabalhando os temas e paixões dos estudantes, para que haja motivação na resolução dos problemas.

Por fim, avaliações formativas são uma boa ideia. Uma vez que o professor pode mensurar, dia a dia, o quanto a turma está evoluindo no assunto.

Obras literárias no PNLD 2020

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.