Como desenvolver um plano de ensino assertivo para 2024?
26 de dezembro de 2023
Mais um ano chega ao fim! E 2024 já está batendo à porta, e com ele vêm os planejamentos para o plano de ensino do próximo ano letivo.
Para traçar uma estratégia assertiva e alinhada às necessidades dos estudantes, é preciso olhar para o que foi feito e entender o que pode ser melhorado.
Plano de ensino alinhado às necessidades dos estudantes
Participar de grupos online com outros professores, realizar reuniões de alinhamento entre gestores e docentes da instituição e acompanhar o trabalho de educadores que criam conteúdo para as redes podem auxiliar na jornada de construir um plano de ensino assertivo.
Entretanto, com as constantes mudanças, apenas participar de conversas e revisitar planos anteriores não é suficiente para ser coerente com as carências da sala de aula.
Conheça seus estudantes, realize pesquisas e rodas de conversa
Para além do olhar de familiares, gestores e docentes, dê a oportunidade aos estudantes de falarem sobre suas percepções, experiências e dificuldades percebidas no decorrer do ano.
Promover rodas de conversa e estimular a autoanálise são algumas saídas para possibilitar a aproximação entre docente e discente.
Compreenda quais são os diferentes métodos de ensino
Realizar formações, participar de congressos e consumir conteúdos de veículos de comunicação são peças-chave nesse processo. Estes ainda são investimentos valiosos que favorecem a oferta de uma educação de qualidade, alinhada às demandas da sociedade.
Também é papel da instituição escolar proporcionar esses aprofundamentos aos educadores!
O que não pode faltar no dia a dia
Passando para um olhar micro do plano de ensino, considere proporcionar à turma momentos diferentes no planejamento anual do dia a dia em sala de aula. E lembre-se de que essa é uma estrutura base que, caso for necessário, deve ser redesenhada de acordo com a necessidade das turmas.
Divida a aula em pequenos blocos de 20 minutos
Trabalhar com pequenos blocos de 20 minutos é uma das mais variadas formas de manter a atenção dos estudantes nas aulas. Para isso, leve coisas novas para os estudantes saírem da rotina de sala de aula e não perderem o ritmo.
Crie um ambiente calmo e confortável
Seja na primeira aula do dia, depois do recreio ou após a aula de Educação Física, é comum que os estudantes estejam um pouco agitados.
Na estruturação do plano de ensino, determine algumas práticas que envolvam a meditação e o mindfulness para auxiliar nessas ocasiões, incluindo breves sessões de respiração consciente e relaxamento muscular. Os professores podem proporcionar aos estudantes essas pausas tranquilas, que promovem o bem-estar emocional, assim como atividades de atenção plena, que cultivam o foco no presente.
Esses momentos enriquecem o ambiente de aprendizado, proporcionam uma abordagem positiva em relação ao bem-estar emocional e contribuem para o desenvolvimento de habilidades de autocuidado e gestão do estresse ao longo de suas vidas.
Proponha atividades diversas
Utilizar jogos e brincadeiras e incentivar competições saudáveis são ótimas formas de desenvolver a aprendizagem e as competências socioemocionais dos estudantes. Esse é um momento para liberar a energia, envolvê-los em uma atividade engajadora e estimular o pensamento crítico e a criatividade entre eles.