Como desenvolver um plano de ensino assertivo para 2024?

26 de dezembro de 2023


Mais um ano chega ao fim! E 2024 já está batendo à porta, e com ele vêm os planejamentos para o plano de ensino do próximo ano letivo.

Para traçar uma estratégia assertiva e alinhada às necessidades dos estudantes, é preciso olhar para o que foi feito e entender o que pode ser melhorado.

Plano de ensino alinhado às necessidades dos estudantes

Participar de grupos online com outros professores, realizar reuniões de alinhamento entre gestores e docentes da instituição e acompanhar o trabalho de educadores que criam conteúdo para as redes podem auxiliar na jornada de construir um plano de ensino assertivo.

Entretanto, com as constantes mudanças, apenas participar de conversas e revisitar planos anteriores não é suficiente para ser coerente com as carências da sala de aula.

Conheça seus estudantes, realize pesquisas e rodas de conversa

Para além do olhar de familiares, gestores e docentes, dê a oportunidade aos estudantes de falarem sobre suas percepções, experiências e dificuldades percebidas no decorrer do ano.
Promover rodas de conversa e estimular a autoanálise são algumas saídas para possibilitar a aproximação entre docente e discente.

Compreenda quais são os diferentes métodos de ensino

Realizar formações, participar de congressos e consumir conteúdos de veículos de comunicação são peças-chave nesse processo. Estes ainda são investimentos valiosos que favorecem a oferta de uma educação de qualidade, alinhada às demandas da sociedade.

Também é papel da instituição escolar proporcionar esses aprofundamentos aos educadores!

O que não pode faltar no dia a dia

Passando para um olhar micro do plano de ensino, considere proporcionar à turma momentos diferentes no planejamento anual do dia a dia em sala de aula. E lembre-se de que essa é uma estrutura base que, caso for necessário, deve ser redesenhada de acordo com a necessidade das turmas.

Divida a aula em pequenos blocos de 20 minutos

Trabalhar com pequenos blocos de 20 minutos é uma das mais variadas formas de manter a atenção dos estudantes nas aulas. Para isso, leve coisas novas para os estudantes saírem da rotina de sala de aula e não perderem o ritmo.

Fonte: Envato

Crie um ambiente calmo e confortável

Seja na primeira aula do dia, depois do recreio ou após a aula de Educação Física, é comum que os estudantes estejam um pouco agitados.

Na estruturação do plano de ensino, determine algumas práticas que envolvam a meditação e o mindfulness para auxiliar nessas ocasiões, incluindo breves sessões de respiração consciente e relaxamento muscular. Os professores podem proporcionar aos estudantes essas pausas tranquilas, que promovem o bem-estar emocional, assim como atividades de atenção plena, que cultivam o foco no presente.

Esses momentos enriquecem o ambiente de aprendizado, proporcionam uma abordagem positiva em relação ao bem-estar emocional e contribuem para o desenvolvimento de habilidades de autocuidado e gestão do estresse ao longo de suas vidas.

Proponha atividades diversas

Utilizar jogos e brincadeiras e incentivar competições saudáveis são ótimas formas de desenvolver a aprendizagem e as competências socioemocionais dos estudantes. Esse é um momento para liberar a energia, envolvê-los em uma atividade engajadora e estimular o pensamento crítico e a criatividade entre eles.

 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.