Como e por que a sustentabilidade na escola será um diferencial pós-pandemia?

5 de outubro de 2020


A presença da sustentabilidade na escola já é constante há algum tempo. Embasada nos debates de programas internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), o acordo climático de Paris e a Iniciativa Global de Sustentabilidade (GSI), que voltam os olhos para a necessidade de remodelar o mundo. 

Agora, após os impactos do novo coronavírus (Covid-19) e do isolamento, que esvaziaram cidades por algum tempo, surge uma realidade que impulsiona o comportamento sustentável. Da mesma forma, injeta mais argumentos no debate sobre a sustentabilidade na escola.

Em outras palavras, o ambiente atual está aguçando o apetite pelo tema em nível local, nacional e global, obrigando a todos a pensar onde se encaixam e como podem ajudar a melhorar o mundo. A escola, tem seu lugar ao se empenhar em educar e formar cidadãos críticos e conscientes para a vida. Capazes de contribuir ativamente para uma sociedade melhor.

Educação para paz

Sustentabilidade na escola

É bom lembrar que sustentabilidade remete a capacidade de existir continuamente. Ou seja, atender às necessidades do hoje, mas garantir que as necessidades das gerações futuras também possam ser atendidas. Nesse sentido, o conceito é composto por três pilares: Ecológico (planeta), Social (Pessoas) e Econômico (lucros).

Nas escolas, geralmente, o foco vai para a dimensão ecológica, que pode ser ensinada por meio da educação ambiental e pela introdução de práticas ecológicas na vida escolar diária. Em suma, a promoção da sustentabilidade na escola pode ocorrer em diversas oportunidades.

Seja dando o exemplo ou oferecendo educação sobre o assunto. As instituições de ensino podem ajudar a transformar os estudantes em pessoas ambientalmente responsáveis, por exemplo, começando a olhar para os impactos que elas próprias geram.

O objetivo da educação ambiental é estimular um comportamento ambientalmente responsável. Isso pode ser feito implementando uma abordagem abrangente e incorporando os temas em várias disciplinas escolares.

Sustentabilidade social e econômica

Entretanto, abrir o leque de abordagens é importante para que a sustentabilidade na escola possa englobar as dimensões sociais e econômicas. Embora haja alguma incerteza em torno do conteúdo, alguns temas são inegavelmente importantes. São eles, a democracia, igualdade, justiça, diversidade cultural, cidadania global, educação antirracista, direitos humanos e noções de comunidade. O trabalho de com todos pode ajudar a formar a base de valor para a sustentabilidade social nas escolas.

Ao que diz respeito à sustentabilidade econômica, esta é diretamente ligada a economia de energia, juntamente com a economia de outros recursos naturais. Unido os conceitos ecológicos e econômicos, reduzir o consumo de energia, água ou material é uma ação sustentável nos dois âmbitos.

As escolas também podem promover a sustentabilidade econômica, incentivando o empréstimo, compartilhamento e reutilização de itens, bem como favorecendo produtos recicláveis. Além disso, a sustentabilidade na escola deve se basear em ações cotidianas da vida escolar, junto com os conteúdos de aprendizagem das diversas disciplinas. O objetivo deve ser ajudar os estudantes a aprender a identificar fatores externos que influenciam seu estilo de vida, hábitos de consumo, atitudes e valores.

Por onde começar?

Para a sustentabilidade na escola começar a ser praticada e não se perder essa grande motivação criada pela crise de Covid-19, o primeiro passo é integrar as questões ambientais ao currículo. Isso inclui conteúdos, métodos e metas de aprendizagem. Também é importante garantir recursos adequados, como material de ensino e habilidades e conhecimentos dos professores.

O ensino também precisa oferecer informações relevantes e atuais sobre o tema. Ou seja, os problemas ambientais, questões sociais e econômicas, os impactos do comportamento humano no meio ambiente. Tudo isso aliado as possíveis soluções e prevenção. Inclusive, perguntar aos estudantes quais as soluções que eles imaginam, pode ser um bom projeto.

Além disso, o objetivo do ensino deve ser desenvolver uma compreensão da sustentabilidade como um todo. Deve também apoiar a compreensão de todos os aspectos das questões ambientais e ajudar os jovens a melhorar suas habilidades para que possam lidar com a complexidade do assunto.

O ensino é bem-sucedido quando as turmas realmente entendem as questões de um ponto de vista pessoal e são capazes de analisar e interpretar as informações e buscar soluções possíveis. Para além do eu, pensando em comunidade.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.