Como e por que a sustentabilidade na escola será um diferencial pós-pandemia?

5 de outubro de 2020


A presença da sustentabilidade na escola já é constante há algum tempo. Embasada nos debates de programas internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), o acordo climático de Paris e a Iniciativa Global de Sustentabilidade (GSI), que voltam os olhos para a necessidade de remodelar o mundo. 

Agora, após os impactos do novo coronavírus (Covid-19) e do isolamento, que esvaziaram cidades por algum tempo, surge uma realidade que impulsiona o comportamento sustentável. Da mesma forma, injeta mais argumentos no debate sobre a sustentabilidade na escola.

Em outras palavras, o ambiente atual está aguçando o apetite pelo tema em nível local, nacional e global, obrigando a todos a pensar onde se encaixam e como podem ajudar a melhorar o mundo. A escola, tem seu lugar ao se empenhar em educar e formar cidadãos críticos e conscientes para a vida. Capazes de contribuir ativamente para uma sociedade melhor.

Educação para paz

Sustentabilidade na escola

É bom lembrar que sustentabilidade remete a capacidade de existir continuamente. Ou seja, atender às necessidades do hoje, mas garantir que as necessidades das gerações futuras também possam ser atendidas. Nesse sentido, o conceito é composto por três pilares: Ecológico (planeta), Social (Pessoas) e Econômico (lucros).

Nas escolas, geralmente, o foco vai para a dimensão ecológica, que pode ser ensinada por meio da educação ambiental e pela introdução de práticas ecológicas na vida escolar diária. Em suma, a promoção da sustentabilidade na escola pode ocorrer em diversas oportunidades.

Seja dando o exemplo ou oferecendo educação sobre o assunto. As instituições de ensino podem ajudar a transformar os estudantes em pessoas ambientalmente responsáveis, por exemplo, começando a olhar para os impactos que elas próprias geram.

O objetivo da educação ambiental é estimular um comportamento ambientalmente responsável. Isso pode ser feito implementando uma abordagem abrangente e incorporando os temas em várias disciplinas escolares.

Sustentabilidade social e econômica

Entretanto, abrir o leque de abordagens é importante para que a sustentabilidade na escola possa englobar as dimensões sociais e econômicas. Embora haja alguma incerteza em torno do conteúdo, alguns temas são inegavelmente importantes. São eles, a democracia, igualdade, justiça, diversidade cultural, cidadania global, educação antirracista, direitos humanos e noções de comunidade. O trabalho de com todos pode ajudar a formar a base de valor para a sustentabilidade social nas escolas.

Ao que diz respeito à sustentabilidade econômica, esta é diretamente ligada a economia de energia, juntamente com a economia de outros recursos naturais. Unido os conceitos ecológicos e econômicos, reduzir o consumo de energia, água ou material é uma ação sustentável nos dois âmbitos.

As escolas também podem promover a sustentabilidade econômica, incentivando o empréstimo, compartilhamento e reutilização de itens, bem como favorecendo produtos recicláveis. Além disso, a sustentabilidade na escola deve se basear em ações cotidianas da vida escolar, junto com os conteúdos de aprendizagem das diversas disciplinas. O objetivo deve ser ajudar os estudantes a aprender a identificar fatores externos que influenciam seu estilo de vida, hábitos de consumo, atitudes e valores.

Por onde começar?

Para a sustentabilidade na escola começar a ser praticada e não se perder essa grande motivação criada pela crise de Covid-19, o primeiro passo é integrar as questões ambientais ao currículo. Isso inclui conteúdos, métodos e metas de aprendizagem. Também é importante garantir recursos adequados, como material de ensino e habilidades e conhecimentos dos professores.

O ensino também precisa oferecer informações relevantes e atuais sobre o tema. Ou seja, os problemas ambientais, questões sociais e econômicas, os impactos do comportamento humano no meio ambiente. Tudo isso aliado as possíveis soluções e prevenção. Inclusive, perguntar aos estudantes quais as soluções que eles imaginam, pode ser um bom projeto.

Além disso, o objetivo do ensino deve ser desenvolver uma compreensão da sustentabilidade como um todo. Deve também apoiar a compreensão de todos os aspectos das questões ambientais e ajudar os jovens a melhorar suas habilidades para que possam lidar com a complexidade do assunto.

O ensino é bem-sucedido quando as turmas realmente entendem as questões de um ponto de vista pessoal e são capazes de analisar e interpretar as informações e buscar soluções possíveis. Para além do eu, pensando em comunidade.

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