Como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa
18 de abril de 2019
Por Agência Bowie – Editora do Brasil
A aprendizagem colaborativa é uma metodologia que estimula a interação, colaboração e participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. Por meio de estratégias participativas, este método permite o engajamento, aumentando a motivação e interesse dos estudantes em aprender. Em contrapartida ao modelo tradicional, que é centrado na memorização com ênfase no conteúdo teórico, a aprendizagem colaborativa foca na aplicabilidade, com o professor visto como um orientador do aluno.
O modelo tradicional já não responde mais à sociedade que vivemos, marcada pelo ambiente digital, com o uso de diferentes mídias e tecnologias. Além disso, os benefícios da aprendizagem colaborativa vão além do trabalho em equipe. A metodologia é capaz de desenvolver novas competências como o senso crítico, lógico e analítico, além do aprimoramento da comunicação, melhorando os relacionamentos interpessoais e autoestima.
Como envolver o aluno
As estratégias são variadas e passam pelo trabalho em equipe com aprendizagem prática, em torno de um problema real. Com empatia, os alunos são postos em situações que tenham de exercitar a compreensão com os diferentes pontos de vista dos integrantes, compartilhando conhecimento e competências. As ferramentas digitais, como o pensamento computacional e a robótica, podem ser grandes aliadas na hora de envolver o aluno neste processo. Afinal de contas, eles já descobriram as maravilhas da internet e por que não usá-las a favor do aprendizado?
Por meio de alguns ambientes de estudo, os alunos podem ter discussões sobre os conteúdos, ao mesmo tempo em que fazem novas amizades e trocam experiências. Se for bem aplicada, a aprendizagem colaborativa é capaz de estimular e criar uma comunidade ativa e engajada. Um desafio é encontrar um lugar que garanta a qualidade do conteúdo e satisfaça as necessidades dos alunos. Confira abaixo algumas ferramentas que podem lhe ajudar nesse processo em sala de aula.
Ferramentas digitais para aprendizagem colaborativa
Vídeos: Os vídeos vieram para ficar e já fazem parte da vida das crianças e jovens. Este recurso pode ser utilizado para o desenvolvimento de um trabalho, por exemplo. Os alunos podem trabalhar a aprendizagem colaborativa durante todo o processo de produção do conteúdo audiovisual, que pode ser em formato de curtas, documentários ou filmes de animação.
Blogs: Essas plataformas seguem em alta e são bons espaços para produção e divulgação de conteúdo, que também podem ter interação por meio de comentários, quizzes, enquetes, etc. A criação e alimentação de um blog pode estimular nos alunos diversas competências, como a importância do debate.
Chats e vídeoaulas: Com a mediação do professor, os alunos podem escolher o tema e colaborar com perguntas e informações. Alguns recursos gratuitos para o desenvolvimento destas atividades são o Messenger do Facebook, Skype, Hangout e o Google sala de aula, que ajuda professores a organizar as tarefas, aumentar a colaboração e melhorar a comunicação.
Fóruns: Por meio de interação, os fóruns propiciam o debate de forma descontraída, estimulando a troca de experiências e a ajuda mútua entre os participantes. Pode ser uma excelente ferramenta sobre como envolver o aluno na aprendizagem colaborativa.
Redes sociais: Já fazem parte do nosso dia a dia e não há como fugir da interferência das redes sociais. Além do entretenimento, também podem ser usadas para o aprendizado, como através dos grupos fechados no Facebook, dos debates sucintos no Twitter (que permite até 280 caracteres) e do Linkedin, que é um espaço interessante para reflexões intelectuais e produção com compartilhamento de conteúdo autoral.