Como incentivar os estudantes a ligarem a câmera na sala de aula online?

24 de novembro de 2020


Embora faça toda a diferença para um educador poder ver o rosto dos estudantes enquanto explica um conteúdo em uma sala de aula online, seja durante o ensino remoto ou híbrido, não se pode forçá-los a ligar a câmera. Assim como durante o ensino presencial, não se força os desinteressados ​​a prestar atenção adequadamente. Esse é um ato de empatia e que considera as diversas realidades do Brasil, às vezes ligar a câmera ou não, para um determinado discente, é questão de ter uma câmera.

Geralmente, o motivo mais comum para as câmeras fechadas durante uma aula é porque os estudantes querem “desaparecer” e estar ali de forma invisível apenas. Quantas vezes você pediu a alguém para ler ou responder a uma pergunta e, de repente, ele teve um mau funcionamento da câmera ou do áudio e deixou de responder? A sala de aula online permite se esquivar com mais facilidade.

E esse comportamento é reforçado cada vez que um professor chama um estudante, ele desliga a câmera, não responde e passa-se para o próximo da lista. Isso cria um clima de insegurança generalizada. Lembre-se, se os jovens desligam as câmeras, aplicar pressão só os desanimará ainda mais. 

Falta de confiança

Se possível, identifique quem são esses estudantes em cada sala de aula online e busque ajustar o gerenciamento e os mecanismos de recompensa para motivá-los. Assim, se um discente específico costuma ter problemas para falar, responder perguntas ou manter a câmera ligada, adapte seu elogio e feedback a ele para aumentar sua confiança. Ou seja, reconheça as pequenas realizações ao longo de cada aula: “obrigado por ler tão bem”, “você está indo muito bem hoje”. De pouco em pouco se constrói uma confiança e relacionamento adequado a essa estrutura.

Essa identificação pode ocorrer por meio de um formulário que pergunte o que os impede de usar a câmera, o que os deixaria mais confortáveis e o que melhoraria a dinâmica da aula. Depois de identificar as barreiras, você pode pensar estratégias que levem em conta a realidade de cada um.

Gestão eficaz da sala de aula online 

O primeiro passo para uma gestão eficaz da sala de aula online é conscientizar a turma sobre o que você espera dela. Embora possa parecer nadar contra a maré compartilhar regras no início da atividade, traz algumas coisas positivas. Isso porque se todos entendem as expectativas básicas e se revezam ao falar, manter suas câmeras ligadas e ouvir o professor, então você está estabelecendo uma base para o que é aceitável e o que não é. Presumir que eles conheçam as regras é um erro. 

Quebre o gelo

Incentivar a comunicação durante a aula pelo chat é uma forma de manter a interação constante. Durante uma explicação, um estudante comenta o conteúdo por essa ferramenta e os outros podem complementar. Ao fim, o professor lê e dá seu ponto de vista sobre a discussão. Experimentar atividades de construção de comunidade também é um incentivo para cada um ligar a câmera. Por exemplo, previamente, informe sobre o conteúdo da aula e peçam para que mandem um emoji ou gif animado que simbolize o que pensam do tema.

Vídeos pré-gravados 

Também é legal pedir que sugiram alternativas. Se não gostam de ligar as câmeras durante a sala de aula online, podem gravar vídeos em plataformas como TikTok, Vimeo, em canais privados do YouTube ou contas do Instagram sobre os temas estudados e enviarem para o professor ver no privado ou em uma espécie de estreia compartilhada com a turma.

Incentivar os discentes a manter as câmeras ligadas durante a aula é apenas uma parte do gerenciamento, envolvimento e da instrução eficaz. Por tocar em tantos elementos diferentes, no entanto, é uma maneira relativamente simples de melhorar a qualidade da aula. Tanto para você quanto para seus estudantes.

Fonte: Estratégias para motivar seus alunos a ligar a câmera durante as aulas remotas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.