Como lidar com as fake news na escola?

28 de setembro de 2021


Há muitas palavras para descrever a desinformação que circula online: notícias falsas, desinformação, publicidade enganosa… Conforme o tempo passa, essa lista só aumenta. Porém, o que as diversas terminologias apontam é o fato de que os jovens e crianças de hoje estão enfrentando um complexo ambiente de comunicação e tratar as fake news na escola pode ajudar a superar desafios presentes e futuros. Esse é justamente o papel da educação midiática.

Fake news na escola: o que os professores podem fazer para ajudar os alunos a lidar com a desinformação?

Atualmente, a habilidade mais importante que os jovens podem ter quando se trata de combater o surgimento de notícias falsas é a capacidade de questionar. Para isso, professores devem encorajá-los, começando pela conscientização de que nem tudo o que vemos e lemos online é verdade; e que sempre existem objetivos ordenando o que é publicado. 

Além disso, sempre os incentive a contar se souberem que algo é falso. Afinal, se eles compartilharam notícias falsas com outras pessoas, é importante corrigir o erro e fazer com que todos saibam que o artigo ou a postagem não é verdadeiro. Para que visualizem a necessidade dessa ação, use exemplos reais de notícias e como elas afetam os envolvidos. Em seguida, reserve algum tempo para mostrar como você, professor, escolhe de quais sites e aplicativos recebe suas notícias e explique por que acredita que são confiáveis. 

Investiguem o contexto 

Além de debater as formas de como verificar se uma informação é falsa ou verdadeira, os educadores podem abordar as fake news na escola por meio de grupos de estudo criados para analisar a questão em toda a sua amplitude. Cada grupo deve receber um tópico específico para pesquisa, estabelecer o contexto e a melhor maneira de ensinar alfabetização e educação midiática para uma disciplina específica. Por exemplo, um grupo pode ser encarregado de investigar a distinção entre notícias falsas e pseudociência.

CONFIRA: Como trabalhar a responsabilidade coletiva e a cidadania na escola?

Os professores também podem incorporar as seguintes questões para gerar debate:

  • O que significam notícias falsas?
  • Você já compartilhou notícias falsas de algum tipo?
  • Onde você consegue a maioria das suas notícias?
  • Quais os métodos que utiliza para se certificar que são confiáveis?

LEIA TAMBÉM: Crianças devem aprender a codificar?

Experiências como essas, em que o trabalho com as fake news na escola desafiam os jovens a considerar a validade das informações e separar o que é real do falso, os prepara não apenas para serem consumidores mais experientes de notícias, mas também para digerir informações contraditórias e tomar decisões sobre seu próprio engajamento cívico.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h