Como lidar com as fake news na escola?

28 de setembro de 2021


Há muitas palavras para descrever a desinformação que circula online: notícias falsas, desinformação, publicidade enganosa… Conforme o tempo passa, essa lista só aumenta. Porém, o que as diversas terminologias apontam é o fato de que os jovens e crianças de hoje estão enfrentando um complexo ambiente de comunicação e tratar as fake news na escola pode ajudar a superar desafios presentes e futuros. Esse é justamente o papel da educação midiática.

Fake news na escola: o que os professores podem fazer para ajudar os alunos a lidar com a desinformação?

Atualmente, a habilidade mais importante que os jovens podem ter quando se trata de combater o surgimento de notícias falsas é a capacidade de questionar. Para isso, professores devem encorajá-los, começando pela conscientização de que nem tudo o que vemos e lemos online é verdade; e que sempre existem objetivos ordenando o que é publicado. 

Além disso, sempre os incentive a contar se souberem que algo é falso. Afinal, se eles compartilharam notícias falsas com outras pessoas, é importante corrigir o erro e fazer com que todos saibam que o artigo ou a postagem não é verdadeiro. Para que visualizem a necessidade dessa ação, use exemplos reais de notícias e como elas afetam os envolvidos. Em seguida, reserve algum tempo para mostrar como você, professor, escolhe de quais sites e aplicativos recebe suas notícias e explique por que acredita que são confiáveis. 

Investiguem o contexto 

Além de debater as formas de como verificar se uma informação é falsa ou verdadeira, os educadores podem abordar as fake news na escola por meio de grupos de estudo criados para analisar a questão em toda a sua amplitude. Cada grupo deve receber um tópico específico para pesquisa, estabelecer o contexto e a melhor maneira de ensinar alfabetização e educação midiática para uma disciplina específica. Por exemplo, um grupo pode ser encarregado de investigar a distinção entre notícias falsas e pseudociência.

CONFIRA: Como trabalhar a responsabilidade coletiva e a cidadania na escola?

Os professores também podem incorporar as seguintes questões para gerar debate:

  • O que significam notícias falsas?
  • Você já compartilhou notícias falsas de algum tipo?
  • Onde você consegue a maioria das suas notícias?
  • Quais os métodos que utiliza para se certificar que são confiáveis?

LEIA TAMBÉM: Crianças devem aprender a codificar?

Experiências como essas, em que o trabalho com as fake news na escola desafiam os jovens a considerar a validade das informações e separar o que é real do falso, os prepara não apenas para serem consumidores mais experientes de notícias, mas também para digerir informações contraditórias e tomar decisões sobre seu próprio engajamento cívico.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.