Como o teatro beneficia a Educação Básica
5 de dezembro de 2023
A prática do teatro na Educação Básica beneficia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes.
Inserir a teatralidade na rotina escolar desde a Educação Infantil até o Ensino Médio favorecerá a aprendizagem, colocará em prática as experiências pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e expandirá a capacidade criativa das crianças e dos jovens.
Explorando o teatro em sala de aula
Usar o teatro como ferramenta pedagógica possibilita a experimentação e fortalece os laços com os colegas de classe.
Sem que percebamos, essa prática já está presente no dia a dia em sala de aula, em meio às leituras de livros ao ler a fala de um personagem ou ao descrever o cenário encantado de uma história fantasiosa.
Os usar essa ferramenta com intencionalidade pedagógica, os estudantes são convidados a explorar a criatividade para montar o cenário com os materiais disponíveis no ambiente escolar, além de negociar e estruturar quem fará cada personagem e quem cuidará do “por trás dos palcos.
O contato com os diferentes textos de diferentes autores e autoras amplia o repertório cultural dos estudantes. Já a atuação auxilia na diminuição da timidez e a improvisação.
Lapidando as obras
A Editora do Brasil possui algumas obras que podem te auxiliar na estruturação do roteiro para os estudantes e incluir o teatro em sala de aula.
O autor Fernando Nuno desenvolveu a adaptação de clássicos da literatura, como “Romeu e Julieta” e “Sonho de uma noite de verão”, ambos de William Shakespeare. Essas obras estão estruturadas em formato de peça, com falar e marcações. Com a ajuda de Nuno, a linguagem moderna possibilita a fácil compreensão dos estudantes.
Com a seleção das obras em mãos, pense em meios de apresentar as histórias em sala de aula de forma que cative cada um deles. Estruture muito bem o passo a passo necessário para concretizar a criação teatral.
Para além da estrutura, permita que os estudantes de sintam livres para fazerem suas escolhas, organizar a produção e se sintam parte de todo o processo.
Suas letras dão uma aula de gramática, interpretação de texto, figuras de linguagem, temas da contemporaneidade, da época do Regine Militar no Brasil e seus efeitos na sociedade.