Como usar o Google Sites para professores e criar aulas mais divertidas?

4 de março de 2022


Você conhece o Google Sites e suas funcionalidades para criar sites para professores? Pois bem, como o nome indica, trata-se de uma ferramenta gratuita de criação e publicação de sites e, atenção: fácil de usar. Por isso, ideal para uso de professores e alunos.

O design intuitivo o torna acessível tanto a novatos quanto a espertinhos da tecnologia. Além disso, sites são uma ótima forma de inserir a  tecnologia em sala de aula por meio de metodologias ativas e flexíveis.

Como o Google Sites funciona?

Embora o Google Sites funcione em um celular ou tablet, é preferível usar um laptop ou computador de mesa com tela grande e mouse para ajudar a facilitar o processo de trabalho. Ao abri-lo, você poderá começar do zero, selecionando o ícone “+” ou pode escolher um dos muitos modelos existentes na “galeria de modelos”, localizada na parte superior da página.

Não se esqueça de dar um título à página na parte superior antes de organizar seu layout, simplesmente arrastando e soltando as caixas aonde você quer que cada uma esteja. De início, é recomendável manter as coisas da forma mais simples possível ou manter o modelo original.

Depois, preencha as informações complementares do seu site, como o nome e o texto de introdução. Também é possível fazer upload de imagens e adicionar páginas extras selecionando a guia “Páginas” à direita e o ícone “+” na parte inferior dessa barra lateral. A outra guia, “Temas”, permite alterar a aparência do site com opções para vários tipos de fontes, cores e estilos. 

LEIA TAMBÉM: 5 filmes aos quais todo professor deve assistir

O passo seguinte é publicar o site

Quando estiver com o layout ideal para o seu objetivo e com o conteúdo criado, é hora de publicar. É simples, basta clicar no botão “Publicar” localizado no canto superior direito. É nesse momento que se insere o endereço da web que deseja usar. 

A vantagem é que o Google Sites é uma ferramenta interligada a outras ferramentas de redes, como o “Analytics” e é possível ver como o site está se saindo em termos de tráfego, informação relevante em casos de sites para professores promoverem seu trabalho. Usar o Google Sites em sala de aula como recurso pedagógico terá outras preocupações.

Como o Google Sites para professores pode tornar as aulas mais divertidas?

Uma forma de oferecer recursos diferenciados aos alunos é envolver mais a tecnologia em sala de aula, como a utilização de sites criados pelos professores ou pelos alunos. Ele também pode ser bem integrado ao Google Classroom, tornando-o ideal para escolas que já usam o G Suite for Education.

Sites para professores podem ser utilizados como uma maneira de fornecer diretrizes para alunos, carregando as informações de procedimentos de maneira clara e acessível. Ao mesmo tempo, com facilidade de atualizações à medida que novas alterações ocorrerem. Podem também funcionar como uma ferramenta que envolva as turmas na tarefa de aprender a criar um site funcional. Definir uma tarefa e o layout das informações necessárias em um site pode ajudar a criar camadas de aprendizado e incentivar o desenvolvimento de habilidades úteis, como resolução de problemas e comunicação. Outra utilização que pode ser sugerida aos estudantes é usar o Sites como forma de apresentar um projeto. 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.