Conheça 6 ferramentas e aplicativos para o estudante se envolver na sala de aula online

23 de julho de 2020


Com o isolamento social, as novas ferramentas digitais tornaram-se indispensáveis para o dia a dia escolar. Aplicativos para o estudante podem ser úteis não só no funcionamento das aulas remotas, como também para o estudo individual de cada um.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de apps para instigar a criatividade na sala de aula online, que mesmo com o retorno presencial das escolas, pode contribuir com um ensino-aprendizagem mais dinâmico. Confira!

Aplicativos para o estudante criar conteúdo

Com as aulas remotas, há um certo receio de que os jovens percam a motivação e tenham seu desempenho afetado. Uma forma de mantê-los ativos é trabalhar com projetos criativos, criando portfólios digitais, por exemplo. Por meio deles, a turma é instigada a observar seu próprio desempenho, as famílias podem ser envolvidas e o professor ganha uma ferramenta para medir os pontos fracos e fortes de cada um.

Book Creator é perfeito para isso. Nele, é possível criar e publicar portfólios de texto, imagens, áudios e vídeos. O material pronto fica alojado em uma biblioteca e os estudantes podem navegar pelos trabalhos uns dos outros.

Outra forma de envolvê-los é usar o Soundtrap for Education, plataforma que permite trabalhar o som de uma forma inovadora com projetos individuais, entre educandos, professores, classes e até escolas. O Soundtrap funciona em qualquer dispositivo conectado por Wi-Fi, e tem um estúdio em nuvem com uma vasta coleção de loops, efeitos e instrumentos. Nele, é possível criar músicas, podcasts e até aprender Matemática usando notas musicais. As possibilidades são medidas pela criatividade de cada um.

Aplicativos para a leitura e habilidades numéricas

BrainPOP é uma ótima maneira de introduzir um novo tópico ou conceito em diversas disciplinas. Em seu acervo de mais 1.000 filmes com atividades interativas e jogos, o educador torna os jovens espectadores ativos.

Em uma das possibilidades de atividade, o professor pode solicitar aos estudantes uma pesquisa em jornais, revistas e portais sobre a atual pandemia e, na sala de aula online, indicar o filme e a sequência didática sobre coronavírus disponível no BrainPOP.  Incentive a turma a escrever os principais conceitos com suas próprias palavras ou resumir as ideias mais importantes.

Já para as aulas de Matemática, que tendem a ser um pouco cansativas no ensino remoto, existe uma solução e ela se chama Reflex Math. Nela, é possível encontrar uma variedade de jogos que facilitam a fluência e a preparação para abordagens mais complexas. A avaliação, o treinamento e a prática são realizados de forma divertida e, por ser totalmente adaptável, os estudantes recebem as instruções individualizadas do que precisam para ter sucesso. Assim, criam fluência matemática, entendimento conceitual e amor pelo desafio.

Aplicativos para abordar o STEAM na sala de aula online

O texto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) diz que “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” faz parte do conceito de educação integral.

Assim, por que não se apropriar da linguagem de programação na hora de ensinar? O Tynker é uma opção lúdica para múltiplas faixas etárias aprenderem a codificar com atividades de qualquer assunto. Como ele é totalmente em inglês, a melhor aplicabilidade seria em aulas de Língua Inglesa para turmas que possuem certo domínio sobre o idioma.  Além de multidisciplinar e eficiente, é bastante intuitivo: o professor não precisa ter experiência ou treinamento em programação para usá-lo.

Outra opção é o Code.org, uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à ciência da computação e aumentar a participação de mulheres e minorias sub-representadas. Nele, todas as atividades começam em pequenos grupos e tem uma boa base introdutória, pensando justamente no fato de que nem todos podem ter noções sobre o assunto.

Utilizado no Ensino Médio, o Code.org pode ajudar no exercício do raciocínio lógico-matemático em um treinamento voltado ao vestibular. Outro benefício é que a plataforma é totalmente adaptável a diferentes realidades.

Obras literárias no PNLD 2020

Gostou das dicas? Para conferir mais, acesse nosso e-book 7 ferramentas digitais para aulas remotasPara baixá-lo, é só clicar aqui.

Fontes:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.